OUÇA AO VIVO

InícioGERALCelesc intensifica ações contra cabos irregulares no Oeste de SC

Celesc intensifica ações contra cabos irregulares no Oeste de SC

Imagem: Celesc

Desde o segundo semestre de 2022, a Celesc tem intensificado suas ações de fiscalização, manutenção e corte de cabeamento clandestino na faixa de compartilhamento de infraestrutura sob sua concessão. A partir das próximas semanas, este trabalho estará concentrado nos municípios de Chapecó e São Lourenço do Oeste. 

“A estrutura de postes da empresa é compartilhada com operadoras de telefonia e internet, que instalam seus cabos nesses locais. Essa ação de fiscalização busca assegurar que os padrões técnicos estão sendo seguidos para eliminar a poluição visual das redes e garantir a segurança da população e dos profissionais que operam esses sistemas”, explica o gerente do Departamento de Telecomunicações da Celesc, Marcelo Pelin. 

O trabalho de fiscalização atuará no cabeamento que esteja em situação de clandestinidade (quando os fios não possuem identificação e/ou não estão vinculados à Celesc); à revelia (quando a rede instalada não teve projeto aprovado, estando irregular); fora dos padrões técnicos da Companhia (quando a instalação não foi executada conforme projeto aprovado); e fiação desativada (quando os cabos não estão sendo mais utilizados e não foram removidos pela empresa responsável). 

- Continua após o anúncio -

Caso sejam encontradas instalações à revelia ou fora dos padrões técnicos, as empresas de telefonias serão notificadas e terão prazo de 30 dias para regularizar a situação.  

A Celesc também informa à comunidade que, em casos extremos, a Companhia poderá realizar a remoção de cabeamento, em funcionamento ou não, o que pode provocar a interrupção ou a paralisação de serviços de telecomunicações ofertados pelas operadoras.  

“Para se ter uma ideia, as especificações técnicas exigem uma altura mínima para a fiação. Instalações irregulares e clandestinas tendem a desrespeitar essa altura, o que aumenta o risco de acidentes com caminhões mais altos, por exemplo”, complementa Pelin. 

As ações de fiscalização da Celesc são feitas de forma contínua para garantir a segurança da população e dos trabalhadores que operam as redes de energia. Caso a comunidade aviste uma situação de perigo, como fiação rompida ou baixa, é possível denunciar através do 0800 048 0196.  “O conteúdo deste e-mail é estritamente confidencial e destina-se apenas ao destinatário especificado. É proibido modificar ou compartilhar o seu conteúdo com qualquer terceiro sem o consentimento por escrito do remetente. Se este e-mail chegou por engano, por favor nos informe para que possamos garantir que isso não aconteça no futuro e exclua a mensagem.”

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se