
O município de Crato, no interior do Ceará, inaugurou na última quinta-feira (13) a maior estátua de Nossa Senhora de Fátima do mundo. Com 54 metros de altura, a imagem supera o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros, e passa a integrar o circuito do turismo religioso na região do Cariri.
Segundo o Governo do Ceará, o turismo religioso movimenta cerca de R$ 2,5 milhões por ano na região, considerada uma das mais devotas do país. Para o governador Elmano de Freitas, a nova atração deve reforçar esse fluxo. “Não é qualquer região que tem a cidade mais religiosa do Brasil”, afirmou durante a inauguração, destacando a expectativa de crescimento no número de romeiros e visitantes.
A escultura monumental foi esculpida pelo artista pernambucano Ranilson Viana, que produziu as peças em Petrolina. O transporte até Crato começou em outubro de 2024 e exigiu escolta especial devido ao tamanho das estruturas.
Durante a cerimônia, o bispo Dom Magnus Henrique Lopes celebrou a instalação do monumento. “Nossos corações transbordam de alegria e fé, porque neste solo abençoado do Crato, esta grandiosa imagem de Nossa Senhora de Fátima é erguida”, disse.
Também presente no evento, o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, natural do Cariri, destacou que o espaço deve servir como ambiente de oração e reflexão. “O mundo está precisando de amor, fraternidade, carinho e proteção”, afirmou.






