
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) iniciou, na tarde desta quinta-feira (25), a retomada parcial da captação de água no Lajeado São José, em Chapecó. A operação foi restabelecida após dois dias de trabalhos intensos para contenção dos impactos causados por contaminação por óleo no manancial.
Segundo a CASAN, foram realizados testes operacionais com descarte da primeira tomada d’água e, até o momento, a qualidade da água apresenta condições adequadas para tratamento. Com isso, a água já está sendo encaminhada para a Estação de Tratamento de Água (ETA), elevando a vazão do sistema para cerca de 75% da demanda do município.
A Companhia informou que a retomada ocorre de forma gradual, como medida de segurança, mas que os trabalhos seguem avançando para o restabelecimento total do abastecimento nos próximos dias. Durante as ações, aproximadamente 100 metros cúbicos de material contaminado e cerca de 30 mil litros de mistura de óleo e água foram removidos do local.
A operação envolveu equipes técnicas da CASAN, empresa terceirizada e contou com o apoio de órgãos ambientais e de segurança pública. Enquanto o sistema não é totalmente normalizado, a CASAN reforça o pedido para que a população utilize a água de forma consciente e econômica.
Nota da CASAN na íntegra:
“A CASAN informa que, após dois dias de trabalhos intensos, na tarde desta quinta-feira (25), iniciou a retomada parcial da captação de água no Lajeado São José, em Chapecó.
Foram feitos testes operacionais com descarte da primeira tomada d’água, e até o momento, está positiva a qualidade da água para o tratamento. A água já está sendo enviada para a Estação de Tratamento da Água (ETA) e, com isso, a vazão disponibilizada ao sistema passou para 75% da necessidade do município.
A retomada do sistema ocorre de forma gradual, como medida de segurança, considerando os impactos causados pela contaminação por óleo. Mas, os trabalhos seguem avançando para o restabelecimento total do abastecimento nos próximos dias.
Durante os trabalhos, foram removidos aproximadamente 100 m³ de material contaminado e 30 mil litros de óleo/água, por meio de caminhões hidrovácuo. As ações foram gerenciadas pelos técnicos da CASAN, envolvendo diretamente 25 colaboradores da Companhia e 15 profissionais da CETRIC (empresa terceirizada), além do uso de caminhões vácuo, escavadeira hidráulica, embarcação, jet-ski, caminhão poliguindaste e caminhão roll-on. E esses trabalhos continuam.
A operação contou ainda com o apoio de diferentes órgãos do poder público, entre eles o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Polícia Militar Ambiental, a Defesa Civil e a Prefeitura de Chapecó.
A Companhia agradece a compreensão e recomenda o uso consciente e econômico de água. Para outras orientações e solicitação de serviços entre em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 0800-048-0115 ou 0800-643-0195, além do Aplicativo CASAN.”







