Com o objetivo de modernizar o Sistema de Abastecimento, evitar vazamentos ocultos e a redução de perdas, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) inicia na próxima segunda-feira (12) a modernização das redes de água no Centro de Chapecó. Serão investidos R$ 3 milhões em 7,1 km de novas tubulações. A primeira etapa começa com a instalação de 1 km de rede no trecho entre a margem esquerda da Avenida Nereu Ramos e a Rua Marechal Floriano Peixoto (confira no mapa).

“Essa é uma obra bastante esperada por Chapecó, por se tratar de uma área comercial e movimentada que ainda é abastecida por tubulações antigas. As novas redes terão mais resistência e maleabilidade e serão dimensionadas para as demandas futuras. Com isso, esperamos reforçar o abastecimento e reduzir o índice de perdas, combatendo o aparecimento de vazamentos na região”, explica o gerente Regional do Oeste, Pery Fornari Filho.
Para minimizar os transtornos, a instalação também vai utilizar o chamado Método Não Destrutivo (MND), que evita a abertura de grandes valas ou perfurações nas calçadas. Segundo o chefe de Agência de Chapecó, Daniel Scharf, “o MND usa uma máquina perfuratriz que introduz barras no subsolo, abrindo de forma subterrânea o espaço para a inserção das redes. Com exceção da área inicial de perfuração, o método não danifica calçadas, passeios, tubulações de água, redes de energia elétrica ou o asfalto da via”, explica.
A expectativa é que as obras dessa primeira etapa sejam concluídas até o fim de janeiro, com possíveis modificações no cronograma dependendo das condições climáticas. Toda a região de utilização das máquinas será sinalizada pelas equipes.
TRÂNSITO
As obras acontecerão em duas vias: na margem esquerda da Avenida Nereu Ramos (esquina com a Rua Lauro Müller até a esquina com a Rua Marechal Floriano Peixoto) e na Rua Marechal Floriano Peixoto (esquina com a Avenida Nereu Ramos até a esquina com a Avenida Fernando Machado). Apesar da obra utilizar o MND e não fechar totalmente as vias, haverá tráfego de máquinas no local. A CASAN orienta os motoristas e pedestres para atenção redobrada ao trafegar na região.







