Campanha de vacinação contra a gripe segue até cinco de junho em Chapecó

Todos os grupos alvos da campanha, ainda podem buscar a vacina, independente de já ter passado o período específico

Foto: Prefeitura de Chapecó

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, iniciada em todo o estado de Santa Catarina no dia 23 de março, foi prorrogada até o dia 5 de junho. Chapecó já recebeu 61.060 doses da vacina e já aplicou 56.499 doses. A vacina é realizada nos 26 Centros de Saúde da Família dos bairros. 

Todos os grupos alvos da campanha, ainda podem buscar a vacina, independente de já ter passado o período específico, entre eles: idosos, profissionais de saúde, os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do Sistema Prisional, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população privados de liberdade, caminhoneiros, profissionais do transporte público (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários, crianças de 06 meses a menores de 06 anos, gestantes, puérperas, adultos (55 a 59 anos) e pessoas com deficiência.

Para evitar aglomerações nos postos de vacinação durante a Campanha, o Estado recomendou que os 295 municípios catarinenses adotassem medidas de higiene e prevenção, como descentralização da vacinação, disponibilização de álcool em gel para utilização dos profissionais da saúde e da população, máscaras para quem apresentar algum sintoma gripal e ampliação do horário de atendimento para que não haja aglomeração nos postos.

Com base nisso, alguns municípios desenvolveram estratégias próprias como, por exemplo, vacinação em domicílio, praças, escolas, drive-thru, entre outras.