
Uma atualização meteorológica emitida pela Defesa Civil de Santa Catarina nesta quarta-feira (11) indica intensificação do calor em todo o estado até sexta-feira (13). A condição é provocada pela atuação de uma massa de ar quente, que mantém as temperaturas elevadas e aumenta o risco de ocorrências associadas ao calor intenso.
De acordo com o boletim elaborado às 08h20, as regiões do Grande Oeste e do Litoral Sul devem registrar as maiores temperaturas, com máximas entre 34°C e 37°C. Nas demais regiões catarinenses, os termômetros devem variar entre 30°C e 34°C ao longo do período.
Além das tardes quentes, as madrugadas seguem com sensação de abafamento. No Litoral e em áreas próximas, a presença de umidade vinda do oceano contribui para aumentar o desconforto térmico.
Segundo a Defesa Civil, o cenário mantém risco moderado para ocorrências relacionadas ao calor em todo o território catarinense. Entre os principais impactos estão o aumento do desconforto térmico, risco de desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes.
Diante da condição, o órgão orienta que a população evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, mantenha a hidratação e redobre a atenção com grupos mais vulneráveis, incluindo também os animais de estimação.





