OUÇA AO VIVO

InícioGERALApós acordo com MPSC, Chapecó irá regularizar numeração de imóveis e a...

Após acordo com MPSC, Chapecó irá regularizar numeração de imóveis e a identificação de ruas

Conforme o MPSC, vias públicas e logradouros sem identificação e imóveis sem numeração prejudicam o serviço postal e a localização de endereços

Foto: Reprodução/Prefeitura de Chapecó

O Município de Chapecó e a 5ª Promotoria de Justiça (5ª PJ) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que o Executivo se compromete a regularizar a identificação de ruas e logradouros públicos, bem como a numeração dos imóveis em todo o território municipal, entre junho deste ano e 31 de dezembro de 2024. O TAC foi assinado pelo Prefeito Municipal João Rodrigues e o Promotor de Justiça Fabiano David Baldissarelli. As informações foram divulgadas pelo Ministério Público de Santa Catarina nesta terça-feira (25).

A grande quantidade de vias públicas e logradouros sem identificação e de imóveis sem numeração em Chapecó prejudicam o serviço postal e a localização de endereços. O problema foi constatado por moradores, por empresas de entregas e de serviço postal e por Oficiais de Justiça.  

Normas e legislações nas esferas federal e municipal determinam ao Município a responsabilidade por oficializar, cadastrar e identificar os logradouros e imóveis para permitir a prestação do serviço postal, que é de caráter público, além dos demais direitos de empresas e cidadãos relacionados aos seus endereços.

- Continua após o anúncio -

Pelo acordo, o Município deverá fazer um mapeamento completo das vias e logradouros, identificar a numeração de cada imóvel, providenciar e cobrar que as vias públicas em situação irregular sejam oficializadas e regularizadas, identificar e sinalizar as ruas e logradouros ainda não identificados e recuperar as placas de sinalização que estejam em mau estado de conservação ou tenham sido destruídas.

O ajustamento de conduta, além de definir os compromissos do Município com a oficialização das vias e logradouros e a sua sinalização, ainda incumbe ao Poder Público Municipal a obrigação de “noticiar aos munícipes e, se necessário, notificar moradores, possuidores e/ou proprietários de unidades prediais, para que providenciem a instalação em sua residência, comércio ou indústria, em local visível e de fácil acesso, da correspondente numeração indicativa oficializada pela Prefeitura Municipal, sem prejuízo do fornecimento de adesivos em caso de comprovada insuficiência de recursos do morador, possuidor ou proprietário”.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
59,171FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe