OUÇA AO VIVO

InícioGERALApae Chapecó comemora 53 anos

Apae Chapecó comemora 53 anos

Fundada em 29 de novembro de 1970, a Apae atua como entidade filantrópica, sem fins lucrativos, e objetiva promover a reabilitação e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual


Fundada em 29 de novembro de 1970, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) atua em Chapecó como entidade filantrópica, sem fins lucrativos, e objetiva promover a reabilitação e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. A iniciativa de criação ocorreu por parte de algumas famílias com filhos portadores de deficiência intelectual, que acreditaram ser possível criar um ambiente de inclusão. Para iniciar sua atuação como escola, a Apae Chapecó recebeu em 1972 autorização do governo do Estado de Santa Catarina.

A Apae Chapecó completa 53 anos com 366 usuários, um dos maiores números nos últimos anos, que recebem atenção nas áreas pedagógica, de saúde e de assistência social. Para celebrar a data, foi programada uma série de atividades para esta quarta-feira. O início, pela manhã, prevê torneio de futsal entre representantes da Apae e do Sicoob Maxicrédito. Essa instituição é parceira com projeto apoiado pelo Fundo de Desenvolvimento Social, que a cooperativa de crédito mantém e incentiva o desporto na Apae.

Na parte da tarde serão realizadas atividades recreativas de educação física, com início às 14h45. Em seguida será cantado os “Parabéns”, com a partilha do bolo comemorativo ao aniversário. A diretora da Apae Chapecó, Nara Maria Valiati, destaca que a data é especial não somente pela comemoração dos 53 anos, mas também para agradecer às pessoas que aceitaram o desafio de fundar em Chapecó uma das afiliadas da Rede Apaeana. “Essas pessoas, juntamente com os profissionais e voluntários, que atuaram e ainda atuam na instituição, são os merecedores da homenagem e agradecimento”, sintetiza ela.

- Continua após o anúncio -

ATUAÇÃO

Na área pedagógica, o atendimento pela Apae Chapecó compreende: artes; ballet clássico; educação física; estimulação precoce; psicomotricidade, informática educativa; recreação aquática; serviço de atendimento específico; serviço de vivências laborais; serviço de convivência; serviço pedagógico específico; projeto desporto; e projeto descobrindo artistas e transtorno do espectro autista. Já na saúde, o trabalho envolve: avaliação interdisciplinar; equoterapia; fisioterapia solo e aquática; fonoaudiologia; neuropediatria; nutrição; psicologia; psiquiatria; e terapia ocupacional.

Em termos de assistência social, são disponibilizados: acompanhamento de frequência; atendimento individual e familiar; avaliação social; encaminhamento das famílias e usuários para rede de serviços socioassistenciais; grupo de mães e voluntárias; transporte adaptado; e visita domiciliar.

Também são realizados o Pedágio do Carinho e bingo, voltados para arrecadar fundos para a manutenção da instituição e divulgar os serviços prestados. Na parte de atuação com os usuários, a Apae Chapecó desenvolve atividades como passeios e exposições de arte e Colônia de Férias, que objetivam trabalhar a independência, a socialização e a autoestima dos usuários, para promover a maior motivação, o desenvolvimento de novas habilidades e a melhoria da qualidade de vida de cada um deles.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se