Em sessão ordinária desta terça-feira (10), foram apresentados os trabalhos realizados no Sistema Prisional e da Penitenciária Agrícola de Chapecó e as ações em comemoração aos 50 anos do Complexo Penitenciário. Atendendo a requerimento do vereador Fernando Cordeiro (PL), compareceu em plenário, Guimorvan Boita, superintendente Regional Oeste da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. Fernando Cordeiro justificou sua solicitação de visita com integrantes da secretaria, por acreditar na importância dos vereadores conhecerem de perto as ações de todo o sistema, em especial, da penitenciária.
Boita lembrou da história e dos 50 anos da Penitenciária, comemorados no mês passado. “O propósito da instituição sempre foi de promover a reintegração social e, acreditamos, que o trabalho realizado pelos presos passa muito por este objetivo”, explicou.
Ainda de acordo com o superintendente, o Complexo Penitenciário, atualmente, conta com 3.300 presos. Desses, 1.400 são da Penitenciária Agrícola e 700 estão envolvidos em atividades laborais. “São sentenciados que trabalham em empresas ou em oficinas próprias da instituição. Pelo menos 50% realizam alguma atividade e recebem um salário mínimo por mês”, completou Boita.