
A eleição do Empresário do Ano, promovida pela Associação Comercial, Industrial, de Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) desde 1993, passa por mais uma importante atualização em 2025. Após consolidar, em 2024, a escolha simultânea de um homem e uma mulher para o título, com a criação da categoria Empresária do Ano, a entidade implementa uma nova etapa no processo de seleção: a divulgação prévia de listas com nomes indicados por entidades representativas do setor produtivo.
A mudança visa tornar o processo ainda mais transparente e representativo. As listas trarão sugestões de potenciais empresárias e empresários aptos a receber a honraria. As indicações serão feitas pelo núcleos empresariais da ACIC, por entidades patronais filiadas ao Centro Empresarial de Chapecó (CEC), a vice-presidência regional Oeste da Federação da Industrias do Estado de Santa de Catarina (FIESC) e da unidade de Chapecó do Sebrae/SC que foram convidadas a apresentar um nome feminino e outro masculino.
Os candidatos deverão reunir, segundo critérios estabelecidos pela ACIC, qualidades como espírito empreendedor, inovação, liderança, responsabilidade social e participação comunitária. A inclusão das listas, segundo a organização, funcionará como uma referência para os eleitores, sem caráter obrigatório.
“A eleição do Empresário do Ano é uma tradição que carrega mais de três décadas de história e reconhecimento ao empreendedorismo em Chapecó e região. Em 2024, demos um passo importante ao incluir a categoria Empresária do Ano, refletindo o protagonismo feminino no nosso setor produtivo. Agora, em 2025, damos mais um avanço relevante no aprimoramento desse processo. Com a criação de pré-listas indicativas, buscamos ampliar a representatividade e a participação das entidades empresariais na escolha dos homenageados. Essas listas serão formadas a partir de sugestões feitas por entidades, que conhecem de perto as lideranças que transformam os seus setores”, afirmou o presidente da ACIC, Helon Rebelatto.
A eleição continuará em duas etapas. A primeira, em formato on-line, definirá os três nomes mais votados em cada categoria. A segunda etapa acontecerá durante jantar festivo no dia 6 de novembro, quando os associados votarão para escolher, entre os finalistas, a Empresária e o Empresário do Ano 2025.
A premiação é considerada uma das mais tradicionais do setor econômico catarinense e tem como objetivo valorizar o empreendedorismo, reconhecer trajetórias de destaque e incentivar práticas empresariais sustentáveis e éticas. Com a atualização do modelo de escolha, a ACIC amplia a participação das entidades representativas na construção de um processo mais plural e abrangente.