OUÇA AO VIVO

InícioGERALAbertura da Colheita: Santa Catarina inicia safra de maracujá

Abertura da Colheita: Santa Catarina inicia safra de maracujá

Foto: Divulgação/Epagri

Na próxima quarta-feira (20), o município de Sombrio (SC) terá abertura oficial da colheita de maracujá em Santa Catarina. O evento, que ocorrerá na propriedade de Douglas Machado Nunes, marca o início da safra 2023/2024 e reúne produtores e especialistas para discutir temas essenciais para o desenvolvimento da fruticultura local.

A expectativa do Estado é colher aproximadamente 70 mil toneladas de maracujá durante esta safra. Para compartilhar conhecimentos e estratégias que impulsionem o desempenho da cultura, serão abordados três temas principais durante o Dia de Campo: nutrição e fertirrigação, tecnologia de aplicação e produção de mudas de maracujá.

Diego Adílio Silva, líder do projeto Fruticultura no Sul Catarinense, destaca a importância de uma planta bem nutrida e do manejo adequado da fertirrigação para promover a precocidade do pomar, possibilitando aos produtores acessar preços mais atrativos no início da safra.

- Continua após o anúncio -

A questão da pulverização e aplicação de produtos fitossanitários também será abordada, visando esclarecer dúvidas sobre qualidade da água, pressão de trabalho, pontas de pulverização, doses e volume de calda, entre outros aspectos. Além disso, será oferecida uma palestra sobre a capacitação dos produtores para o acesso à política pública destinada ao plantio de mudas seguras de maracujá.

O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Epagri, Cidasc e Prefeitura Municipal de Sombrio, tem como apoiadores o Sicoob Credija, a Cooperja, a Plantar Agropecuária e a Raix Sementes.

Cenário do Maracujá em Santa Catarina

Santa Catarina se destaca como o terceiro maior produtor de maracujá no Brasil, ficando atrás apenas do Ceará e da Bahia. Com cerca de 2 mil hectares cultivados, o Sul Catarinense, representado por municípios como Sombrio, responde por 90% da área plantada no estado. A média de produtividade atinge 35 toneladas por hectare, e a colheita ocorre de dezembro a meados de julho.

O mercado para a fruta catarinense é diversificado, com destaque para a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), além de redes de supermercados e centrais de distribuição em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Serviço:

  • O quê: Abertura da colheita do maracujá em SC e IV Dia de Campo sobre a Cultura
  • Quando: 20 de dezembro de 2023, das 8h30 às 11h30
  • Onde: Propriedade Douglas Machado Nunes, Santa Fé, Sombrio/SC
  • Inscrições: Escritórios Municipais da Epagri
  • Mais informações e entrevistas: Diego Adílio da Silva, líder do projeto Fruticultura no Sul Catarinense. Fone/WhatsApp: (48) 3403-1094
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se