OUÇA AO VIVO

InícioGERAL6ª Parada de Luta LGBTQIA+ do Oeste de SC reúne grande público...

6ª Parada de Luta LGBTQIA+ do Oeste de SC reúne grande público em Chapecó

Evento celebra o dia nacional do orgulho LGBTQIA+

Foto: Igor Mussolin / Portal ClicRDC

No último domingo (25), na Praça Coronel Bertaso, no centro de Chapecó, aconteceu a 6ª Parada de Luta LGBTQIA+ do Oeste de Santa Catarina. Conforme os organizadores do evento, o evento reuniu cerca de 6 mil pessoas.

Na parada de 2023 diversas pessoas ocuparam as ruas de Chapecó e reivindicaram seus direitos. Estiveram presentes no evento públicos de cidades com caravanas de Xanxerê, Xaxim, Herval d’ Oeste, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste. Além disso o público do Rio Grande do Sul e Paraná também se fez presente no evento.

O presidente nacional da União Nacional LGBT, Andrey Lemos, de Brasília, esteve presente no evento e ressaltou a importância do encontro e também que a população LGBT deve ser mais vista pela sociedade.

“É importante ressaltar que durante a pandemia o desemprego estava em 14%, mas na população LGBT, esse número chegou a 23%. Este grupo é um dos que mais são atacados. Este evento é proporcionado para que a população LGBT tenha mais saúde, trabalho e educação para poder exercer o direito da cidadania no Brasil”, destaca o presidente.

A Diretora de formação da Unidade Nacional LGBT Liliane Araújo, destaca que a parada serve também para mostrar para a sociedade que a comunidade está aqui, existe e é importante.

“A parada do Oeste Catarinense é a maior parada LGBT que acontece fora das capitais. Ela tem um impacto positivo para fortalecer a comunidade e mostrar para a sociedade externa para que as pessoas possam acolher, fortalecer e ver que dentro da comunidade existem pessoas e profissionais que merecem respeito e segurança igual a todo e qualquer cidadão. Agradecemos também imensamente à imprensa por que um evento grande como esse merece ser visto por todos”, destacou Liliane.

A parada LGBT saiu da praça Cornoel Bertaso e desceu na rua Getúlio Vargas e finalizou a caminhada em frente a uma casa de shows voltada a comunidade, que ajudou a financiar o evento. Durante a finalização da caminhada, foi lançada a 7ª Parada de Luta LGBTQIA+ que será no dia 30 de junho de 2024.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se