
As plantas são organismos que evoluíram junto com o planeta, se adaptaram e sobreviveram às grandes catástrofes, ajudando a manter o equilíbrio do planeta ao longo dos milhares de anos. As plantas são o início da cadeia alimentar, pois provêm o alimento que é a base para toda a teia da vida, assim, os demais organismos dependem das plantas.
As plantas fazem parte dos ciclos biogeoquímicos de muitos elementos químicos, podendo-se destacar o carbono, o oxigênio e o nitrogênio. Também, as plantas atuam sobre o ciclo de substâncias importantes para a vida, tais como o gás carbônico (CO2) e o oxigênio (O2) que estão relacionados a fotossíntese e a respiração, e a água (H2O).
A planta necessita absorver água para fazer fotossíntese, para absorver os nutrientes, para o metabolismo e equilíbrio térmico, entre outros processos. Quando a planta cobre o solo, independentemente do tipo de planta, seja uma floresta, lavoura ou pastagem, ela protege o solo do impacto da chuva, funcionando como um guarda-chuva de proteção do solo, então a água da chuva cai sobre as plantas e chega lentamente ao solo, o que favorece o processo de infiltração de água no solo. Assim, o solo não sofre o processo de desagregação pelo impacto das gotas de chuva, também, as raízes das plantas criam bioporos que ajudam na infiltração da água. Em função disso, a água que lentamente infiltra no solo tem condição de reabastece o lençol freático, promover a recarrega subterrânea dos aquíferos e com isso permanecer na bacia hidrográfica, permitindo seu uso futuro como água de reserva.
As plantas absorvem água e com isso os nutrientes que estão no solo, assim se hidratam e se nutrem, porém, há sua perda pelo processo de transpiração devido à necessidade de arrefecimento dado o calor e radiação solar. Havendo transpiração, a planta absorve água que percorre toda a planta e sai na forma de vapor pelos estômatos, voltando a atmosfera, contribuindo para a formação de nuvens. Em função disso, plantas atuam como importante impulsionador do ciclo hidrológico. Dessa forma, a mesma molécula de água pode estar no solo, nos aquíferos, nos rios, nos oceanos, nos seres vivos e, de alguma forma e em algum momento, retornar para a atmosfera propiciando condições para que ocorram novas chuvas, mantendo o ciclo hidrológico. Assim, o ciclo da água se renova, bem como o ciclo da vida.
A planta utiliza água para gerar vida, ou seja, perpetuar a espécie, além de produzir alimentos que mantém e promovem a cadeia alimentar, o que gera novas vidas e, dessa forma, a natureza se renova e se completa em sua perfeição.
Quando produzimos plantas e alimentos promovemos o ciclo da água e, quando manejamos adequadamente o solo conseguimos manter a água no solo e na bacia hidrográfica para ser absorvida pelas plantas ou para utilizarmos das mais diversas formas gerando empregos e renda.
Ao mantermos plantas crescendo sobre o solo, estamos trabalhando para manter o solo protegido, mas também atuamos no funcionamento do ciclo hidrológico e na manutenção da água no solo, além de produzirmos alimentos para movimentar a economia e gerar prosperidade. Dessa forma, o Agro, quando bem feito, recicla, renova, regenera.
Abraço aos amigos leitores, continua na próxima edição.
Anderson Clayton Rhoden.
—
Professor no Curso de Agronomia da Uceff.
Engenheiro Agrônomo.
Mestre em Ciência do Solo.
Doutor em Agronomia.
Instagram @rhodenanderson
Facebook Anderson Rhoden
YouTube Anderson Clayton Rhoden