quinta-feira, novembro 14, 2024
InícioArthur Fernando LosekannRasgando a teia do abuso: como se libertar!

Rasgando a teia do abuso: como se libertar!

Leia a coluna de Arthur Fernando Losekann na Quinta da Opinião

Foto: Dr. Arthur Fernando Losekann

Em tempos difíceis, nos parece claro que os relacionamentos têm se tornado cada vez mais frágeis na questão atinente a sua continuidade, parecendo aos olhos de quem os vive e de quem observa de fora, tão fáceis de se desmancharem, deixando de lado a ideia do “casamento felizes para sempre” para se tornarem descartáveis a qualquer momento.

Porém, não é bem assim que as coisas acontecem aos olhos da sociedade jurídica e aos olhos de pessoas que buscam os escritórios de advocacia nos dias de hoje almejando uma quebra de laços de cunho matrimoniais, sejam eles decorrentes de casamento, união estável e até mesmo de namoros. Tais pessoas parecem presas de uma forma, carregadas de desesperos, por se verem atadas nesses relacionamentos!

Os relacionamentos estão se tornando um poço de obscuridades em meio a um turbilhão de abusos que podem ser semeados de tais enlaces, os quais longe estão de ter origem somente nos homens, que ainda apresentam uma maioria diante de uma sociedade com perfil machista, mas também se deparam com um aumento significativo de mulheres que também atuam de forma abusiva nas relações.

- Continua após o anúncio -

Os abusos perpetrados atingem lados financeiros, psicológicos e psiquiátricos, numa trama que a pessoa vítima desses, se coloca em posição que ela tem dificuldade de perceber o que está ocorrendo, quiçá lutar contra tal situação. Não é de hoje que as pessoas que antes mesmo de saberem que são vítimas de algum abuso, buscam apoio em profissionais das mais diversas áreas, objetivando inicialmente, identificar o que está acontecendo, salienta-se, na maioria das vezes, com sentimento de culpa pelo que está ocorrendo dentro do relacionamento.

E o que fazer quando você se encontra numa situação em que imagina sofrer um abuso, não consegue identificar e por consequência não consegue quebrar os laços anteriormente criados?

A primeira chave que necessita ser virada, é entender que o tudo que você está passando não é normal, deixar de acreditar que ocorre com todo mundo, e buscar ajuda para identificar pelas características desse relacionamento e das ações do seu companheiro, se você está diante de uma situação de abuso ou não. Talvez esse passo inicial seja um dos mais difíceis, pois faz com que a pessoa necessite admitir que possa estar passando por uma situação em que ela é vítima. As mulheres costumam ter mais facilidade para conversar, quanto aos homens, estes ainda esbarram na dificuldade de admitir que caíram na teia de abusadoras.

A partir do momento da percepção de que se encontra em relacionamento abusivo, a ideia é partir para um segundo momento, que podemos dividir em duas fases distintas e que podem ser carregadas de forma simultânea, a busca pela ajuda para enfrentar os problemas, com profissionais especializados, família e amizades certas e enfrentar o próprio problema objetivando uma solução, via de regra, com apoio de um advogado, para dar suporte e auxílio jurídico para que o relacionamento seja quebrado, rompido.

O caminho pode ser tortuoso, mas ele existe e a partir do momento em que se entende o que está ocorrendo e o que você está passando, você tem um caminho pleno para ser feliz, rompendo o relacionamento tóxico, pois você não é dependente! Busque ajuda!

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp