quinta-feira, agosto 14, 2025
InícioALESCPlenário aprova projeto que cria diretrizes para uso de IA na Administração...

Plenário aprova projeto que cria diretrizes para uso de IA na Administração Pública

Deputados aprovam proposta que estabelece princípios éticos para adoção da inteligência artificial no serviço público catarinense

FOTO: Daniel Conzi/Agência AL

Aprovação do PL 0049/2024

Os deputados estaduais aprovaram em plenário, na tarde desta quarta-feira (13) o projeto de lei, PL 0049/2024, que estabelece princípios e diretrizes para o uso da Inteligência Artificial na Administração Pública estadual.

O objetivo do autor da iniciativa, deputado Mário Motta (PSD), é impulsionar o processo de inovação e resguardar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.

- Continua após o anúncio -

Justificativa do projeto

“Este projeto busca estabelecer um marco regulatório que oriente o uso da IA na administração pública do estado, promovendo inovação de maneira ética, transparente e alinhada aos princípios democráticos. Ao adotar esses princípios e diretrizes, pretendemos garantir a eficácia, a equidade e a responsabilidade no emprego dessa tecnologia em benefício da sociedade catarinense”, defende o parlamentar na justificativa da matéria.

Princípios e diretrizes estabelecidos

A transparência, inclusão, não discriminação, a participação humana no ciclo da inteligência artificial e supervisão humana efetiva, a prestação de contas, responsabilização e reparação integral de danos, estão entre os critérios que deverão ser contemplados.

O projeto também garante direitos às pessoas afetadas por sistemas de inteligência artificial e estabelece diretrizes para a atuação do Estado, como a promoção e incentivo a investimentos públicos e privados em pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial; capacitação humana e sua preparação para a reestruturação do mercado de trabalho, à medida que a inteligência artificial é implantada, além do estabelecimento de mecanismos de governança multiparticipativa, transparente, colaborativa e democrática, com a participação do governo, do setor empresarial, da sociedade civil e da comunidade acadêmica.

Próximos passos

A matéria segue para a sanção do governador do Estado, e, se sancionada, virará lei em Santa Catarina.

Data comemorativa

Também foi aprovado o projeto de Lei, PL 0173/2025, apresentado pelo deputado Marcius Machado (PL), que altera a Lei nº 18.531/2022 que consolida as leis que instituem datas e eventos alusivos no âmbito do Estado de Santa Catarina e estabelece o Calendário Oficial do Estado, para instituir o dia 20 de julho com o dia estadual do Xadrez.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp