OUÇA AO VIVO

InícioALESCHistoriadora Eli Bellani entrega dois exemplares para o Museu do Rádio Condá

Historiadora Eli Bellani entrega dois exemplares para o Museu do Rádio Condá

Presidente da Associação Cultura Museu do Rádio Luciana Lang e a Historiadora Eli Bellani. Foto: Nayan Nardi/ClicRDC

Em se tratando de história, a chapecoense Eli Bellani é uma verdadeira enciclopédia de saberes sobre o surgimento e o desenvolvimento da cidade e do grande oeste do estado, tendo até hoje, uma participação importante na difusão de conhecimento seja por meio de livros, artigos, entrevistas e das milhares de aulas já ministradas ao longo da carreira. 

Nesta quinta-feira(02) a professora e historiadora deu mais uma importante contribuição para o contexto histórico  e de comunicação regional. Após uma ligação ao Grupo Condá de Comunicação, Eli trouxe consigo dois rádios antigos que são verdadeiras relíquias que agora fazem parte do acervo exposto no Museu do Rádio Condá.

Um dos exemplares, um Rádio Semp modelo LP 76 com 3 faixas, pertenceu ao pai de Eli que mantinha o aparelho em casa junto com outros equipamentos e objetos antigos.

Foto: Nayan Nardi/ClicRDC
- Continua após o anúncio -

A outra peça que agora passa a ser uma exclusividade do museu é um Philips 3 faixas adquirido pela família em 1968 e que tem um significado muito especial. O rádio que era um dos preferidos de seu Gentil Bellani, pai de Eli, ficava no cartório onde ele era o responsável. 

Foi por meio do aparelho que o ex-deputado e oficial de registro de imóveis ficava sabendo das notícias e informações comunicadas pelos locutores e jornalistas da época, entre eles o amigo Alfredo Lang que apresentava seus programas radiofônicos no prédio ao lado.

Ao entregar os dois exemplares para a Presidente da Associação Cultural Museu do Rádio, Luciana Lang, Eli ficou emocionada, principalmente ao ver que a história de um meio de comunicação tão presente está sendo perpetuada através da amostra e catalogação dos mais de 300 itens da radiodifusão expostos no andar térreo do complexo Condá.

Assista o relato da professora e historiadora Eli Belani durante a visita:

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
59,535FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe