
A Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, nesta quarta-feira (20), a realização de uma audiência pública para debater os problemas causados pela superpopulação de javalis em Santa Catarina.
A proposta foi apresentada pelos deputados Lucas Neves e Camilo Martins durante reunião da comissão.
O objetivo do encontro é discutir os impactos causados pelos animais na agricultura catarinense, além da judicialização da Lei Estadual 18.817/2023, que autoriza o manejo de javalis no estado.
Os parlamentares também pretendem abordar as dificuldades burocráticas enfrentadas por controladores e caçadores autorizados, além da preocupação dos produtores rurais com o aumento considerado descontrolado da população da espécie.
Outro tema previsto para a audiência é o Projeto de Lei 287/2026, de autoria do deputado Camilo Martins, que propõe a criação de um programa de incentivo financeiro para a caça de javalis.
A audiência pública será realizada no Plenarinho da Alesc, em Florianópolis, em data que ainda será definida.







