
De 5 a 7 de agosto, Chapecó será palco do II Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa. O evento, promovido pela Epagri em parceria com a Secretaria de Agricultura de Santa Catarina e a Prefeitura de Chapecó, ocorre no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes e deve reunir mais de 500 participantes, entre produtores, técnicos, pesquisadores e agentes do agronegócio.
A abertura oficial será conduzida pelo presidente da Epagri, Dirceu Leite. Ele abordará a importância da agricultura regenerativa para a sucessão familiar no meio rural e o papel dessas práticas na preservação da produtividade das propriedades. Jovens agricultores também vão compartilhar suas experiências com o tema.
A programação inclui painéis sobre temas como transição agroecológica na pecuária, agricultura regenerativa aplicada, Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), sucessão sustentável e o papel do carbono na agricultura. No encerramento, no dia 7, haverá um dia de campo na Fazenda Banhado Verde, em Faxinal dos Guedes, onde os participantes poderão conhecer práticas regenerativas aplicadas na propriedade da família Aléssio.
A agricultura regenerativa visa restaurar os ecossistemas agrícolas por meio de técnicas como rotação de culturas, compostagem, cobertura e preservação do solo, além do manejo sustentável da pecuária com o uso de pastejo rotacionado. A proposta é equilibrar produção e meio ambiente, promovendo solos mais férteis e resilientes, com menor impacto à biodiversidade.


As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.oagroregenera.com.br.
Serviço
O quê: II Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa
Quando: 5 a 7 de agosto
Onde: Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, Chapecó (SC)
Inscrições: www.oagroregenera.com.br
Contatos
Mario Jovino Aléssio, comissão organizadora: (49) 2049-7769
Isabela Schwengber, assessoria Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596