quarta-feira, agosto 20, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICACanil da DIC de Chapecó completa seis meses e comemora resultados

Canil da DIC de Chapecó completa seis meses e comemora resultados

A Polícia Civil de Chapecó, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) divulgou nesta terça-feira (7), os resultados de ações do Canil. A DIC atualmente conta com quatro Subdivisões (Subdivisão de Homicídios e Latrocínios; Subdivisão Antidrogas e de Repressão a Outros Crimes; Subdivisão de Capturas e Subdivisão K-9). Ela é a responsável pela apuração dos crimes de alta complexidade, como homicídios, latrocínios, tráfico de drogas, sequestro, extorsão, lavagem de dinheiro, roubo a banco, dentre outros.

A fim de somar esforços, a Polícia Civil de Chapecó investiu na aquisição de um cão farejador, da raça Pastor Belga Malinois, chamado de “Colt”. A partir de então passou a especializar um agente de polícia, para trabalhar exclusivamente na área, visando também ao desenvolvimento de novas técnicas.

Em seis meses de trabalho, a Subdivisão K-9 já apresenta resultados significativos, tendo participado de 36 ações policiais até o momento, o que totaliza uma média de seis acionamentos por mês. O Canil da DIC prestou apoio a Delegacias de Polícia de 15 cidades, localizadas em oito regiões policiais distintas (em cidades no Extremo Oeste, no Meio Oeste e no Litoral Catarinense), além de auxílio à PRF de Chapecó e Biguaçu.

- Continua após o anúncio -


O desfecho destas ações em que a Subdivisão K-9 participou foi à apreensão de grande quantidade de maconha, cocaína e armas de fogo. No total, foram presos cerca de 35 indivíduos nessas ocorrências.

Além destas ações, o cão “Colt” passa por constantes treinamentos, entre um acionamento e outro. Os treinos são realizados no mínimo três vezes por semana, nos quais são feitas simulações dos mais variados locais e situações que o cão poderá ser empregado. Entre as localidades de treino, destacam-se locais de mata, residências e pátio de apreensões de veículos.

Recentemente, no mês de março deste ano, o cão “Colt” e seu condutor passaram por um curso de “Condutores de Cães de Faro”, na Academia da Polícia Civil, em Florianópolis, no qual foram realizados diversos exercícios para aperfeiçoar as técnicas de busca, em locais como aeroporto, estações rodoviárias e praias, além de deslocamentos com a aeronave do SAER e em embarcações, ambientação aquática e trabalhos em conjunto com a PRF em rodovias federais.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se