
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de dois tornados no Oeste catarinense na manhã desta quarta-feira (4). Um deles atingiu Chapecó, por volta das 10h30, e o outro foi identificado em Xanxerê, aproximadamente às 10h48. A confirmação foi divulgada pelo órgão estadual no fim da tarde, após análise de dados de radar meteorológico.
Em Chapecó, a confirmação também consta no Relatório Técnico nº 1008/2026, elaborado pela Diretoria de Proteção e Defesa Civil do município. O documento aponta rajadas de vento de até 126,4 km/h e danos característicos de ventos rotacionais em diferentes bairros.
Segundo a Defesa Civil municipal, as equipes encontraram telhas e coberturas metálicas arrancadas, enroladas e retorcidas nos bairros Quedas do Palmital, Palmital, Palmital dos Fundos, Seminário e Universitário. Esse padrão de destruição é compatível com a ocorrência de tornado e diferente dos danos provocados por ventos lineares, como os vendavais.
A análise estadual identificou circulação rotativa dos ventos no interior de tempestades intensas, por meio de diferentes produtos do radar meteorológico. A estação da Defesa Civil em Chapecó registrou rajadas de 93 km/h. Já uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), instalada em outro ponto da cidade, registrou 126 km/h.
Em Xanxerê, o radar também apontou características típicas de tornado. A estação da Defesa Civil no município registrou ventos de 80 km/h, com possibilidade de rajadas mais intensas.
Quantas ocorrências foram registradas em Chapecó?
De acordo com o relatório municipal, até o momento da elaboração do documento, Chapecó contabilizava 2.478 ocorrências atendidas ou em atendimento. Entre os principais danos estão destelhamentos, prejuízos em residências e edificações, queda de árvores sobre vias públicas e redes elétricas, interrupção no fornecimento de energia e obstrução de ruas.
O levantamento completo dos danos humanos, materiais, ambientais e dos prejuízos econômicos ainda está em andamento. Diante da dimensão do desastre, a Prefeitura decretou situação de emergência em todo o território municipal, pelo período de 180 dias.
Quantos municípios foram atingidos pelas chuvas em Santa Catarina?
O balanço divulgado pela Defesa Civil estadual aponta que 58 municípios catarinenses foram atingidos por chuva intensa, vendavais e granizo desde domingo (1º). Ao todo, 1.438 residências foram afetadas e cinco pessoas ficaram desalojadas.
Além de Chapecó, quatro municípios decretaram situação de emergência: Anita Garibaldi, Fraiburgo, Paraíso e Zortéa.
Fraiburgo concentra o maior número de habitações afetadas, com 891 registros. Em Paraíso, são 130 imóveis atingidos; em Anita Garibaldi, 70; e em Zortéa, cinco.
A Defesa Civil também iniciou a entrega de itens de assistência humanitária em Fraiburgo e Paraíso, incluindo telhas, cumeeiras e colchões. Em Fraiburgo, foram entregues 21 rolos de lona, e a distribuição de outros materiais continua. Em Paraíso, as lonas já foram distribuídas às famílias atingidas.
Como os tornados se formaram?
Conforme a análise da empresa PDRadar, responsável pelo monitoramento meteorológico do Sistema Antigranizo de Chapecó, três fatores contribuíram para a formação do sistema: o aprofundamento de um centro de baixa pressão sobre o Paraguai, o deslocamento de um cavado em níveis médios da atmosfera e o fluxo da Corrente de Jato Subtropical em altitude.
A combinação desses fatores com a forte instabilidade atmosférica favoreceu a formação de um extenso Complexo Convectivo de Mesoescala sobre o centro-sul da América do Sul, a partir da tarde de terça-feira (3).
O sistema provocou tempestades severas, com granizo de grande porte, rajadas intensas de vento e elevada atividade elétrica. Entre a manhã de terça-feira e o início da tarde de quarta-feira, foram registradas mais de 100 mil descargas atmosféricas na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Defesa Civil havia emitido alerta antes dos tornados?
Segundo o meteorologista-chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Felipe Theodorovitz, o órgão emitiu avisos de temporais cerca de 15 minutos antes das ocorrências dos tornados em Chapecó e Xanxerê.
A orientação para situações semelhantes é procurar abrigo em locais fechados, preferencialmente em cômodos internos e longe de janelas. A Defesa Civil também recomenda evitar permanecer dentro de veículos ou em construções frágeis durante tempestades severas.
O órgão estadual fará levantamentos com drones nas áreas atingidas assim que as condições meteorológicas permitirem. A equipe técnica também continuará analisando imagens de radar, dados das estações meteorológicas e relatos de outras regiões para verificar a possível ocorrência de outros fenômenos.
Há previsão de novos temporais em Santa Catarina?
A previsão da Defesa Civil indica que a chuva ainda pode atingir o Norte catarinense entre a madrugada e o início da manhã de quinta-feira (5). A partir da tarde, o tempo firme deve voltar a predominar.
A trégua, porém, pode ser curta. Uma nova frente fria deve provocar temporais a partir da noite de sexta-feira (6), com possibilidade de instabilidade durante o fim de semana.
A Defesa Civil orienta que a população não atravesse ruas alagadas, a pé ou de carro, e procure abrigo seguro durante ventos fortes. Também recomenda evitar locais próximos a árvores, placas, postes e estruturas frágeis.
Em caso de sinais de deslizamento, como rachaduras em paredes ou no pavimento, árvores e postes inclinados ou ruídos anormais em encostas, a orientação é deixar o local e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.






