InícioPOLÍTICALula e Flávio Bolsonaro discutem segurança, escala 6x1 e economia no primeiro...

Lula e Flávio Bolsonaro discutem segurança, escala 6×1 e economia no primeiro debate da Band

Encontro realizado em São Paulo teve trocas de acusações, apresentação de propostas e discussões sobre saúde pública, relações com os Estados Unidos e combate à criminalidade

Foto: Renato Pizzutto/Band

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) participaram, na noite de domingo (18), do primeiro debate televisivo entre os candidatos no segundo turno das eleições presidenciais. Promovido pela TV Bandeirantes, o encontro foi marcado por questionamentos sobre a atuação dos dois políticos, divergências sobre políticas públicas e apresentação de propostas para um eventual próximo mandato.

Entre os temas discutidos estiveram segurança pública, Sistema Único de Saúde (SUS), fim da escala de trabalho 6×1, investigações envolvendo familiares dos candidatos, relações internacionais e exploração de minerais críticos. Em diferentes momentos, os mediadores precisaram intervir durante as falas dos participantes.

Quais foram os principais temas do debate entre Lula e Flávio Bolsonaro?

Os candidatos discutiram propostas para a segurança pública, o funcionamento do SUS, os direitos trabalhistas e as relações do Brasil com os Estados Unidos. Também trocaram questionamentos sobre investigações, decisões políticas de governos anteriores e possíveis medidas para combater irregularidades.

- Continua após o anúncio -

Lula criticou posições atribuídas a Flávio e questionou sua atuação política. O senador, por sua vez, direcionou perguntas ao presidente sobre investigações envolvendo seu filho, Fábio Luís Lula da Silva, e sobre irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O que Lula e Flávio Bolsonaro propuseram para a segurança pública?

Flávio Bolsonaro defendeu classificar facções criminosas como organizações narcoterroristas, ampliar o uso de câmeras com reconhecimento facial e construir 500 mil vagas no sistema penitenciário, caso seja eleito.

Lula afirmou que pretende criar o Ministério da Segurança Pública para coordenar as ações entre União, estados e municípios. Segundo o presidente, a proposta busca organizar as atribuições dos diferentes níveis de governo e ampliar a participação federal no combate à criminalidade.

Os candidatos também divergiram sobre o sistema prisional e a concessão de saídas temporárias para presos. Lula defendeu a manutenção do benefício para pessoas com bom comportamento e em processo de recuperação, mas argumentou que condenados por crimes graves, como estupro e violência contra mulheres, não deveriam recebê-lo.

O que os candidatos disseram sobre o SUS?

Ao ser questionado sobre a saúde pública, Flávio Bolsonaro afirmou que indicaria Cláudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, para o Ministério da Saúde. O senador defendeu a adoção de um padrão de qualidade inspirado na instituição privada para os serviços do SUS.

Lula questionou a proposta e perguntou se o adversário pretendia privatizar o sistema público de saúde. O presidente também criticou a condução da pandemia de Covid-19 pelo governo de Jair Bolsonaro, citando o número de mortes e a demora na aquisição de vacinas.

Flávio respondeu que a pandemia foi uma situação inédita e afirmou que o governo do pai fez o possível para enfrentar a crise sanitária.

Qual foi a discussão sobre o fim da escala 6×1?

O fim da escala de trabalho 6×1 também esteve entre os assuntos do debate. Flávio Bolsonaro declarou apoio à proposta e afirmou que mudou de posição após ouvir trabalhadores.

O senador disse que pode rever opiniões quando é convencido de que outra alternativa é melhor para a população. Lula, por sua vez, criticou a experiência profissional e o conhecimento do adversário sobre a rotina dos trabalhadores.

A discussão ocorreu em meio ao debate sobre mudanças na jornada de trabalho e seus possíveis efeitos para empregados e empregadores.

Por que Lula propôs a abertura de sigilos bancários e telefônicos?

Durante o terceiro bloco, Lula desafiou Flávio Bolsonaro a apresentar os sigilos bancário e telefônico dos dois candidatos, incluindo informações de familiares, para que eventuais irregularidades fossem investigadas antes da eleição.

Flávio afirmou que não tinha nada a esconder, mas não confirmou expressamente que aceitaria a proposta nos termos apresentados pelo presidente. Na sequência, fez acusações contra Lula sobre possíveis recursos mantidos fora de suas contas bancárias, sem apresentar provas durante o debate, conforme o relato da Agência Brasil.

A discussão ampliou o confronto entre os candidatos sobre transparência, investigações e acusações de corrupção.

Como os candidatos discutiram a relação do Brasil com os Estados Unidos?

Lula questionou a relação de Flávio Bolsonaro com os Estados Unidos e levantou preocupações sobre a soberania brasileira na exploração de minerais críticos, utilizados na fabricação de baterias e produtos tecnológicos.

O presidente também criticou a atuação de integrantes da família Bolsonaro em relação aos interesses norte-americanos. Flávio defendeu a cooperação internacional no combate ao crime organizado e negou ter trabalhado para impor tarifas contra empresas brasileiras.

O tema colocou em discussão a política externa, as relações comerciais e o controle brasileiro sobre recursos minerais estratégicos.

O que foi discutido sobre investigações e acusações políticas?

No primeiro bloco, Lula questionou Flávio sobre valores que, segundo o presidente, teriam sido recebidos do banqueiro Daniel Vorcaro, além de abordar assuntos relacionados a investigações e decisões políticas do senador durante sua trajetória pública.

Flávio direcionou perguntas ao presidente sobre investigações envolvendo Fábio Luís Lula da Silva e sobre irregularidades no INSS. O senador atribuiu responsabilidades ao governo federal, enquanto a Agência Brasil contextualizou que os desvios investigados começaram durante o governo de Jair Bolsonaro e foram alvo de ações posteriores para apuração e ressarcimento de aposentados.

Os questionamentos fizeram parte de uma sequência de acusações e respostas entre os candidatos. As alegações apresentadas durante o debate devem ser diferenciadas de fatos comprovados por decisões judiciais ou investigações concluídas.

Houve suspeita de bomba na TV Bandeirantes após o debate?

Após o encerramento do encontro, o Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de São Paulo foi acionado para verificar uma suspeita de bomba em um carro no estacionamento da emissora, que pertenceria à equipe de Flávio Bolsonaro.

Durante a operação, jornalistas e convidados foram impedidos temporariamente de deixar o local. Após uma varredura policial, nenhum artefato suspeito foi encontrado, e a área acabou liberada.

Fonte: Agência Brasil.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp