sexta-feira, julho 10, 2026
InícioTEMPOFrente fria traz chuva forte, risco de temporais e nova onda de...

Frente fria traz chuva forte, risco de temporais e nova onda de frio para Santa Catarina

Defesa Civil alerta para temporais, alagamentos e queda acentuada das temperaturas. Geada pode voltar ao Meio-Oeste e aos Planaltos na próxima semana

Foto: Magnific

⚡ Em Resumo:

  • O que é: Defesa Civil de Santa Catarina alerta para chuva intensa, temporais e queda nas temperaturas durante o fim de semana.
  • Números/Dados: Máximas abaixo de 18°C no fim de semana; mínimas entre -2°C e 4°C no Meio-Oeste e Planaltos no início da próxima semana.
  • Onde: Todo o estado de Santa Catarina, com maior atenção entre o Oeste e o Alto Vale do Itajaí.
  • Quem afeta: Moradores de Santa Catarina, especialmente em áreas com risco de alagamentos, enxurradas, vendavais e granizo.

Após uma semana de tempo seco, uma frente fria volta a provocar instabilidade em Santa Catarina entre esta sexta-feira (10) e o sábado (11). De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a chuva começou durante a madrugada no Grande Oeste e avança para as demais regiões ao longo do dia.

O período de maior instabilidade ocorre entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado, com previsão de temporais acompanhados por chuva intensa em alguns momentos, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.

Quais regiões têm maior risco de transtornos?

Mesmo com a redução da intensidade dos temporais na manhã de sábado, a chuva deve persistir durante todo o dia em Santa Catarina.

- Continua após o anúncio -

Segundo a Defesa Civil, há risco de alagamentos e enxurradas pontuais, principalmente entre o Oeste e o Alto Vale do Itajaí, onde os rios podem apresentar elevação rápida dos níveis. No Litoral Sul também há previsão de chuva, porém com menor intensidade e menor potencial para ocorrências.

Como ficam as temperaturas nos próximos dias?

A presença da chuva e da nebulosidade mantém o tempo frio durante o fim de semana. As manhãs terão temperaturas em torno de 15°C no Litoral e entre 8°C e 14°C nas demais regiões. As máximas não devem ultrapassar os 18°C na maior parte do estado.

A partir de segunda-feira (13), uma nova massa de ar polar avança sobre Santa Catarina e intensifica o frio. No Meio-Oeste e nos Planaltos, as mínimas podem variar entre -2°C e 4°C, com condições favoráveis para a formação de geada. Nas demais regiões, os termômetros devem marcar entre 5°C e 10°C ao amanhecer.

Qual é a previsão para a próxima semana?

O frio deve predominar no início da semana, mas perde força gradualmente a partir de quarta-feira (15), quando as temperaturas voltam a subir e podem atingir até 25°C em diversas regiões do estado.

Apesar do aumento do calor, a combinação entre temperaturas mais elevadas e umidade favorecerá a formação de novos temporais entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17), com possibilidade de vendavais e queda de granizo.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os boletins meteorológicos e os avisos oficiais, especialmente nas áreas com maior risco de alagamentos e outros eventos associados às chuvas intensas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp