quarta-feira, junho 24, 2026
InícioECONOMIAGoverno renova cota zero para carros elétricos e híbridos e promete benefício...

Governo renova cota zero para carros elétricos e híbridos e promete benefício ao consumidor

Medida entra em vigor em julho, terá validade de seis meses e busca ampliar a oferta de veículos eletrificados no mercado brasileiro

Foto: Reprodução

⚡ Em Resumo:

  • O que é: Renovação das cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados nos regimes CKD e SKD.
  • Números principais: Validade de seis meses e limite de US$ 463 milhões em importações.
  • Onde: Brasil.
  • Quem afeta: Consumidores, montadoras, indústria automotiva e setor de autopeças.

O governo federal decidiu renovar por mais seis meses as cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD). A medida passa a valer a partir de 1º de julho e, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, tem como objetivo ampliar a oferta de veículos e garantir preços mais competitivos para os consumidores brasileiros.

A decisão também busca estimular investimentos de montadoras que estão iniciando operações de produção no país.

O que muda com a renovação da cota zero?

A renovação permite a importação de veículos eletrificados nos regimes CKD e SKD sem cobrança de imposto dentro de um limite estabelecido pelo governo.

- Continua após o anúncio -

O volume autorizado será de até US$ 463 milhões em veículos importados durante o período de vigência da medida.

Nos regimes CKD e SKD, os automóveis chegam ao Brasil desmontados ou parcialmente desmontados e passam pela montagem final em território nacional.

Por que o governo decidiu manter o benefício?

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, o ministro Márcio Elias Rosa afirmou que a medida foi adotada para favorecer consumidores e fortalecer o mercado automotivo brasileiro.

Segundo ele, diversas montadoras estão se instalando no país para produzir veículos híbridos e híbridos flex, gerando empregos e ampliando a oferta de modelos no mercado nacional.

O ministro destacou ainda que empresas que efetivamente produzirem no Brasil terão acesso aos instrumentos de incentivo e financiamento oferecidos pelo governo.

O que dizem as montadoras instaladas no país?

A medida gerou críticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

A entidade avalia que a manutenção das cotas com imposto zerado pode prejudicar fabricantes que já produzem no Brasil, além de impactar trabalhadores e empresas do setor de autopeças.

O imposto de importação também vai aumentar?

Sim. Apesar da renovação das cotas, o governo manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos.

Os veículos eletrificados semidesmontados (SKD) passarão a pagar tarifa de 35% a partir de julho deste ano.

Já os modelos desmontados (CKD) continuarão com alíquota de 14% até o fim de 2026. A partir de janeiro de 2027, a tarifa também será elevada para 35%.

Qual é a estratégia do governo para o setor automotivo?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a estratégia busca equilibrar a atração de investimentos, a ampliação da produção nacional e a manutenção da concorrência no mercado.

O governo argumenta que continua oferecendo incentivos para empresas que fabricam veículos no Brasil, ao mesmo tempo em que evita criar barreiras totais para a importação de modelos eletrificados.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp