terça-feira, junho 23, 2026
InícioGERALAnvisa libera detergentes e desinfetantes da Ypê e empresa anuncia recolhimento de...

Anvisa libera detergentes e desinfetantes da Ypê e empresa anuncia recolhimento de lava-roupas

Produtos fabricados em 2026 voltam a ser liberados para venda, enquanto linha de lava-roupas líquidos será recolhida de forma preventiva

Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira (22) uma atualização sobre os produtos da Ypê que haviam sido suspensos em abril deste ano. A nova resolução libera a comercialização e o consumo dos detergentes e desinfetantes produzidos a partir de 1º de janeiro de 2026 pela Química Amparo Ltda., fabricante da marca.

Segundo a agência, a decisão foi tomada após a apresentação de laudos considerados satisfatórios para todos os lotes desses produtos fabricados neste ano.

Quais detergentes e desinfetantes voltaram a ser autorizados?

Entre os produtos liberados estão os lava-louças com enzimas ativas Ypê, lava-louças Ypê, lava-louças concentrado Ypê Green e lava-louças Ypê toque suave.

- Continua após o anúncio -

Também foram liberados os desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê, que já podem voltar a ser comercializados normalmente, desde que produzidos dentro do período autorizado pela Anvisa.

O que acontecerá com os lava-roupas líquidos da marca?

Em relação aos lava-roupas líquidos, a Ypê informou que realizará o recolhimento voluntário dos produtos fabricados até 31 de março de 2026. A empresa afirmou que a medida é preventiva e faz parte do plano de mitigação de riscos e de normalização operacional aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa.

O recolhimento abrange diversas versões da linha Tixan Ypê, incluindo Combate ao Mau Odor, Cuida das Roupas, Antibac, Coco e Baunilha, Green, Express, Power Act, Premium, Maciez e Primavera.

Por que os produtos haviam sido suspensos?

A suspensão foi determinada pela Anvisa em 1º de abril de 2026 e atingiu detergentes, desinfetantes e lava-roupas da marca produzidos pela Química Amparo Ltda. Os lotes afetados possuíam numeração final 1.

Com a análise dos documentos e laudos apresentados pela fabricante, a agência decidiu liberar os detergentes e desinfetantes produzidos neste ano, enquanto os lava-roupas líquidos seguem em processo de recolhimento voluntário por parte da empresa.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp