
O Avaí é o campeão da Copa Sul-Sudeste de 2026. Em uma final emocionante disputada na Arena Condá, neste domingo (7), a Chapecoense conseguiu devolver o placar de 3 a 0 sofrido no jogo de ida, mas acabou derrotada nos pênaltis por 5 a 4.
Precisando reverter a vantagem construída pelo Avaí na Ressacada, o Verdão começou pressionando e abriu o placar ainda no primeiro tempo. Aos 22 minutos, após cobrança de escanteio, João Paulo subiu mais alto que a defesa avaiana e marcou de cabeça.
Na segunda etapa, a Chapecoense seguiu pressionando e ganhou ainda mais força após a expulsão de Wallison, aos 29 minutos. Logo em seguida, aos 30, João Paulo voltou a balançar as redes, novamente de cabeça, igualando o placar agregado da decisão.
Quando a disputa parecia encaminhada para os pênaltis, Bruno Pacheco aproveitou cobrança de escanteio aos 46 minutos do segundo tempo e marcou o terceiro gol alviverde, levando a torcida ao delírio e confirmando a igualdade em 3 a 3 no agregado.
Nas penalidades, porém, o Avaí mostrou eficiência. Daniel Penha, DG, Paulo Vitor, Walace e Wenderson converteram suas cobranças. Pela Chapecoense, a cobrança desperdiçada por Rubens, que acertou a trave, acabou sendo decisiva para o desfecho da decisão.
Com o resultado, o Avaí conquista o título da Copa Sul-Sudeste e garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027.
Agora, as equipes voltam suas atenções para os compromissos da temporada. O Avaí enfrenta o Ceará na próxima quarta-feira (10), enquanto a Chapecoense retorna aos gramados após a pausa para a Copa do Mundo, quando receberá o Flamengo pela Série A do Campeonato Brasileiro.







