quinta-feira, abril 16, 2026
InícioSEGURANÇA PÚBLICAIdoso é indiciado por maus-tratos após abandonar cachorro no Oeste de SC

Idoso é indiciado por maus-tratos após abandonar cachorro no Oeste de SC

Animal foi deixado em local isolado e mobiliza ONG e autoridades para resgate

Fotos: Divulgação | PCSC

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação Criminal (DIC/Fron) de Xanxerê, concluiu nesta terça-feira (14) o inquérito que apurou um caso de maus-tratos a animal no interior do município.

A investigação teve início após a denúncia de que um homem havia retirado um cachorro de cor caramelo do porta-malas de um veículo e abandonado o animal nas proximidades de um centro comunitário na Linha Barro Preto.

O suspeito, um idoso sem antecedentes criminais, foi identificado e interrogado. Ele confessou a ação e alegou que o animal não era de sua propriedade, afirmando que o cão teria aparecido em sua residência e estaria causando prejuízos ao atacar outros animais. Apesar da justificativa, reconheceu que a atitude foi inadequada.

- Continua após o anúncio -

De acordo com a Polícia Civil, o animal foi transportado amarrado dentro de uma bolsa de ráfia e deixado em local isolado, em situação de abandono e vulnerabilidade.

O homem foi indiciado com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que trata de maus-tratos contra animais.

Durante a apuração, voluntárias de uma organização de proteção animal prestaram depoimento e informaram que trabalham para localizar o cachorro, que já tem um lar disponível para acolhimento. Órgãos municipais também foram acionados para auxiliar na proteção do animal e na garantia da saúde pública.

O caso reforça a importância da denúncia e do combate aos crimes contra animais.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se