segunda-feira, março 9, 2026
InícioTEMPOSemana será de temporais e chuva persistente em Santa Catarina

Semana será de temporais e chuva persistente em Santa Catarina

Grande Oeste pode registrar temporais típicos de verão, enquanto Litoral e Planaltos terão chuva persistente e maior nebulosidade


Santa Catarina terá uma semana marcada por instabilidade no tempo, com previsão de temporais isolados no Grande Oeste e chuva persistente entre os Planaltos e o Litoral. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, que também alerta para mar agitado em parte do litoral catarinense.

Entre segunda-feira (9) e quarta-feira (11), uma área de alta pressão posicionada em alto-mar favorece a chamada circulação marítima, que transporta umidade do oceano para o continente. Com isso, o Litoral e regiões próximas ao mar devem registrar maior nebulosidade e chuva em diferentes momentos do dia.

Já no Grande Oeste, a umidade chega com menos intensidade, permitindo períodos de sol entre nuvens. O aquecimento durante a tarde favorece a formação de temporais isolados, típicos de verão, que podem vir acompanhados de rajadas fortes de vento e alagamentos pontuais.

- Continua após o anúncio -

As temperaturas permanecem mais amenas entre o Meio-Oeste e o Litoral, com mínimas entre 15°C e 20°C. No Grande Oeste, as máximas podem se aproximar ou até ultrapassar os 30°C devido aos períodos de maior presença do sol.

A circulação marítima também deixa o mar mais agitado entre terça-feira (10) e quarta-feira (11). As ondas devem vir do quadrante sudeste e podem atingir entre 2 e 2,5 metros, principalmente entre o Litoral Sul e a região da Grande Florianópolis, trazendo risco moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

Na quinta-feira (12), o sistema perde força e a chuva passa a ocorrer na forma de temporais típicos de verão entre a tarde e a noite em várias regiões do estado. Já a partir de sexta-feira (13), as temperaturas voltam a subir e podem ultrapassar os 30°C, enquanto a instabilidade tende a diminuir, com temporais ocorrendo de forma mais isolada.

A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo seguro durante temporais, evitar proximidade de árvores, placas e postes em caso de ventos fortes, e não atravessar ruas alagadas. No litoral, também é recomendado evitar atividades no mar, como navegação, pesca e banho, caso as condições estejam adversas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp