domingo, fevereiro 22, 2026
InícioSEGURANÇA PÚBLICAMais de 20 Guardas Municipais se envolvem na operação em dia de...

Mais de 20 Guardas Municipais se envolvem na operação em dia de Chapecoense

Ações envolvem isolamento de vias e rondas no local

Foto: Júlia Mocellin

A Chapecoense disputa, neste início de 2026, dois campeonatos: A Série A do Campeonato Brasileiro e o Campeonato Catarinense. O recente acesso à principal competição entre times do Brasil movimenta não apenas a torcida local, como traz milhares de torcedores visitantes e simpatizantes de outros clubes. Essa presença em dias de jogo na Arena Condá exige organização diferenciada das forças de segurança locais, que iniciam a preparação dias antes de uma partida, para que o jogo possa ocorrer dentro da normalidade. Uma das forças responsáveis por garantir isso é a Guarda Municipal de Chapecó.


Neste domingo (22) o Verdão enfrenta a equipe do Brusque na Arena Condá, em partida válida pela semifinal do Campeonato Catarinense e a Guarda Municipal iniciou sua organização ainda na terça-feira (17). Segundo o Subcomandante da Guarda Municipal, Ederson de Barros, o setor de trânsito da Prefeitura é acionado diretamente pelo administrativo da Chapecoense, com solicitação de que seja feito o isolamento das vias próximas ao palco do jogo. Após, a Guarda Municipal fica responsável por operacionalizar a demanda, isolando vias como a Rua Condá, onde ficam os veículos de transmissão dos jogos, ruas de acesso à arena e áreas adjacentes. Considerando a segurança do torcedor, não é possível permitir o fluxo no quadrante.


Ainda, a Guarda posiciona o grupo de informação de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), um agrupamento que dispõe do Tsunami, o veículo blindado que pode receber quatro a cinco pessoas, equipado com armas longas, granadas e munição de efeito moral, gás e kit de primeiros socorros. De forma estratégica, o Tsunami fica na região da área do visitante. Com treinamento diferenciado, a equipe fica em exposição para que não haja depredação do patrimônio público, além de acompanhar o movimento antes, durante e após a partida.

- Continua após o anúncio -


Segundo o Subcomandante, são preparados cerca de 20 Guardas Municipais para a operação, que demonstra organização das forças de segurança. Durante o jogo, as equipes se dividem entre responsáveis pela ronda preventiva, tsunami, e motopatrulhamento, a fim de coibir furtos e atentar à demandas administrativas de trânsito. Quando há algo específico, as equipes da Guarda Municipal agem de forma integrada com a Polícia Militar. Senão, a PM segue com suas ações específicas, focada na segurança interna da Arena Condá e acompanhamento dos visitantes.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se