domingo, fevereiro 22, 2026
InícioSEGURANÇA PÚBLICAFreira de 82 anos é morta após invasão a convento no Paraná

Freira de 82 anos é morta após invasão a convento no Paraná

Irmã foi atacada após questionar homem que pulou o muro do convento; suspeito confessou agressão e foi detido ao tentar fugir

Foto: Divulgação

Uma freira de 82 anos foi morta na tarde deste sábado (21) após um homem invadir o convento Irmãs Servas de Maria Imaculada, em Ivaí, na região dos Campos Gerais do Paraná. A vítima, identificada como Nadia Gavanski, foi encontrada no pátio do local com sinais de agressão. O suspeito foi preso em flagrante enquanto tentava fugir.

De acordo com a Polícia Militar do Paraná, o homem pulou o muro do convento por volta das 13h30. A religiosa teria flagrado a invasão e questionado a presença dele. O suspeito afirmou que estava no local para trabalhar, mas, ao perceber que não convenceu a vítima, a empurrou.

Segundo o delegado Lucas Andraus, da Polícia Civil do Paraná, o investigado relatou em interrogatório que asfixiou a freira depois que ela caiu e começou a gritar. O corpo apresentava sinais de agressão.

- Continua após o anúncio -

Ainda conforme a polícia, o homem passou a madrugada consumindo drogas e bebidas alcoólicas. Até o momento, não há indícios suficientes de que o crime tenha sido motivado por tentativa de furto.

Após o ataque, o suspeito se afastou do corpo e encontrou frequentadores do convento. Ele alegou novamente que estava trabalhando no local e que havia encontrado a freira caída. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar, encontrou o homem correndo para dentro do prédio. Ele foi alcançado, imobilizado e reconhecido por testemunhas.

O suspeito foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e resistência à prisão e encaminhado à cadeia pública. O nome dele não foi divulgado.

Com 82 anos, irmã Nadia Gavanski dedicou 55 anos à vida religiosa, segundo nota divulgada pela congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. A instituição lamentou a morte e prestou solidariedade aos familiares e à comunidade religiosa. A cerimônia de despedida está prevista para este domingo (22), às 15h, em Prudentópolis.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se