
A Defesa Civil de Chapecó emitiu nesta quinta-feira (12) o Documento de Alerta nº 001/2026 informando a previsão de temporais, intensa atividade elétrica e chuva volumosa entre sexta-feira (13) e domingo (15) no município e região Oeste de Santa Catarina. O município está em estado de observação (nível amarelo), com risco de alagamentos pontuais, enxurradas, queda de árvores e eventuais deslizamentos de terra.
De acordo com o monitoramento, um sistema de baixa pressão com forte atividade elétrica avança pela região da Campanha Gaúcha, potencializado por uma massa de ar muito quente vinda do noroeste. O sistema deve atingir Chapecó nas próximas horas, podendo provocar rajadas de vento e queda localizada de granizo. Caso necessário, poderá ser acionado o Sistema Antigranizo SAG-01, instalado no bairro Efapi.
O cronograma do alerta prevê início às 12h desta sexta-feira (13), com validade até o final do domingo (15). A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo durante tempestades, manter distância de janelas, objetos metálicos e árvores, além de desligar aparelhos eletrônicos da tomada durante descargas elétricas. Em caso de alagamentos, a recomendação é não tentar atravessar ruas inundadas, seja a pé ou de veículo.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 153, e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Também é possível receber alertas por SMS enviando o CEP da residência para o número 40199.
O alerta tem como base informações da Defesa Civil de Santa Catarina, Defesa Civil de Chapecó e monitoramento meteorológico do PDRadar.






