
O Aeroporto de Chapecó se prepara para receber fluxo intenso durante o Carnaval de 2026. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, a expectativa é de que o terminal aeroportuário sob gestão da Voe Xap, empresa do Grupo Socicam, receba aproximadamente 7 mil passageiros, número 10% maior do que o registrado no Carnaval de 2025, quando passaram pelo aeroporto 6.333 viajantes.
Durante o período, estão programados 65 voos regulares, que, juntos, representam extensão em 8% a oferta de operações em relação ao ano anterior, quando foram realizados 60 pousos e decolagens. Atualmente, o aeroporto mantém conexões diretas com Florianópolis (SC), Viracopos (SP), Guarulhos (SP) e Congonhas (SP), operadas pelas companhias Azul, GOL e LATAM.
Para Filipe Gomes, gerente do Aeroporto de Chapecó, a movimentação estimada reflete a consolidação do terminal como referência regional. “Esse fluxo demonstra a confiança dos passageiros e das companhias aéreas na infraestrutura e nos serviços oferecidos. Além de oferecer um terminal totalmente ampliado e requalificado, temos investido continuamente em tecnologia, segurança operacional e qualificação das equipes para garantir uma experiência cada vez mais eficiente e confortável, especialmente em períodos de alta demanda como o Carnaval”, destaca.
Investimentos e infraestrutura ampliada
Administrado pela Voe Xap desde dezembro de 2020, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso passou por um amplo processo de expansão e modernização, com investimentos da ordem de R$ 40 milhões. As melhorias, concluídas em dezembro de 2022, permitiram praticamente triplicar a capacidade de atendimento do terminal de passageiros, que hoje comporta até 1,5 milhão de viajantes por ano.
A infraestrutura também foi fortalecida com a implantação de duas ilhas de concreto no pátio de aeronaves, que elevam a qualidade do pavimento e permitem a operação de aviões maiores, além da homologação do procedimento RNP, que permite pousos por instrumentos (IFR) na cabeceira 30, e a instalação do segundo PAPI, um auxílio visual que contribui para a precisão das operações aéreas.
Além dos avanços operacionais, o aeroporto também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. Por meio da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e reuso do efluente tratado, o empreendimento conseguiu reduzir em 70% o consumo mensal de água potável, com o reaproveitamento de aproximadamente 390 mil litros por mês em atividades como irrigação, lavagem de vias e testes de equipamentos. Toda a operação também é abastecida com energia proveniente de fontes 100% renováveis, por meio do Mercado Livre de Energia.
OPERAÇÕES
Atualmente, o Aeroporto de Chapecó conta com voos regulares operados pela Azul, GOL e LATAM, conectando o oeste catarinense a Florianópolis (SC), Viracopos (SP), Guarulhos (SP) e Congonhas (SP).






