segunda-feira, fevereiro 9, 2026
InícioECONOMIAEmpresas do comércio devem avaliar abertura ou não no Carnaval

Empresas do comércio devem avaliar abertura ou não no Carnaval

Sindicato orienta lojistas da região de Chapecó sobre funcionamento na terça-feira, que não é feriado nacional

Foto: Tânia Rêgo /Agência Brasil

Diante da proximidade do Carnaval, o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) orienta as empresas do setor a avaliarem a abertura ou não das atividades na terça-feira, 17 de fevereiro. A recomendação vale para os 25 municípios da área de abrangência da entidade e leva em consideração a tradição local, já que a data não é considerada feriado nacional e não gera, automaticamente, efeitos trabalhistas.

De acordo com o Sicom, como o horário de funcionamento do comércio é livre, cabe a cada empresa decidir se irá abrir ou manter as portas fechadas, adotando o mesmo procedimento praticado em anos anteriores. A entidade destaca que, mesmo não sendo feriado, a decisão deve ser tomada com planejamento e diálogo com os colaboradores.

Caso a empresa opte pelo não funcionamento, é possível estabelecer a compensação de horas, desde que haja ajuste prévio com os empregados. Essa compensação deve respeitar os dispositivos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sicom e os Sindicatos dos Empregados no Comércio de Chapecó, Xaxim e São Lourenço do Oeste.

- Continua após o anúncio -

O sindicato também alerta que, embora o Carnaval não esteja incluído na legislação federal que trata dos feriados nacionais, a data pode ser considerada feriado em âmbito estadual ou municipal. Em cidades como Rio de Janeiro, Balneário Camboriú e Belo Horizonte, por exemplo, há leis municipais que reconhecem a terça-feira de Carnaval como feriado.

Em Chapecó, não há legislação que proíba o funcionamento do comércio durante o Carnaval. No entanto, o Sicom reforça que, caso as empresas decidam não abrir, é necessário definir previamente com os empregados se haverá concessão de folga ou compensação das horas não trabalhadas, garantindo o cumprimento da legislação e das normas coletivas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp