quinta-feira, janeiro 29, 2026
InícioTEMPOChuva e temporais retornam a Santa Catarina após período prolongado de tempo...

Chuva e temporais retornam a Santa Catarina após período prolongado de tempo seco

Avisos meteorológicos voltam a ser emitidos pela Epagri/Ciram, e previsão indica instabilidade mais frequente nos próximos dias, com risco de temporais e granizo


Depois de pelo menos nove dias de tempo seco e ensolarado, a chuva e os temporais voltaram a atingir Santa Catarina nesta semana, encerrando um período atípico para o verão. A retomada da instabilidade levou a Epagri/Ciram a emitir novos avisos meteorológicos, com previsão de pancadas de chuva e temporais em diferentes regiões do estado.

Na tarde de quarta-feira (28), estações da rede Epagri/Ciram registraram chuva isolada nos Planaltos, Alto Vale e Meio-Oeste. Em áreas entre Ituporanga e Alfredo Wagner, a precipitação foi pontualmente forte, com acumulados horários entre 40 mm e 50 mm, acompanhados de temporais.

A tendência, segundo os meteorologistas, é de que a chuva volte a ocorrer com mais frequência em Santa Catarina. Nesta quinta-feira (29), o aumento da instabilidade atmosférica favorece temporais mais abrangentes e intensos, com possibilidade de granizo em várias regiões do estado. Durante o fim de semana, a previsão indica pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite, com maior concentração do centro ao leste catarinense. Para a próxima semana, a instabilidade deve alcançar todas as regiões.

- Continua após o anúncio -

De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, o que chamou atenção nos últimos dias foi justamente a ausência de chuva. “Atípico foi o prolongado período seco e com madrugadas de temperatura amena, cujas características lembravam dias de outono. Os meses de primavera e verão são, climatologicamente, os de chuva mais frequente e volumosa em Santa Catarina”, explica.

As informações atualizadas sobre as condições do tempo, dados das estações meteorológicas, previsões por cidade e avisos meteorológicos podem ser acompanhadas nos canais oficiais da Epagri/Ciram.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp