terça-feira, janeiro 27, 2026
InícioSAÚDEBanco de Leite do HRO em Chapecó opera em situação crítica e...

Banco de Leite do HRO em Chapecó opera em situação crítica e precisa de doadoras

No momento, são apenas quatro doadoras, quando o ideal seriam ao menos 20

Reprodução HRO

O Banco de Leite Humano do Hospital Regional do Oeste (HRO) é referência desde sua fundação, em 2023, quando foi credenciado à Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (RBLH) e atende recém-nascidos de toda região oeste de Santa Catarina, mantido por mães com produção de leite excedente.

Servindo como apoio e incentivo ao aleitamento materno, o Banco de Leite tem papel fundamental, contribuindo para saúde materna e neonatal, reduzindo a morbimortalidade e mortalidade neonatal e beneficiando os recém-nascidos hospitalizados. 

Apesar da sua importância, hoje o Banco de Leite tem operado com estoque reduzido. A situação é considerada crítica: no momento, são apenas quatro doadoras, quando o ideal seriam ao menos 20. 

- Continua após o anúncio -

Para que mais bebês possam receber alimentação adequada, a empatia, solidariedade e contribuição de mais lactantes é fundamental. A equipe de profissionais do Banco de Leite realiza exames e orienta as mamães interessadas em ajudar. O processo é simples e pode ser realizado em casa, sendo necessário deslocamento ao HRO apenas para realizar a entrega do leite, o que pode ocorrer a cada 15 dias e ser feito também por algum familiar, ou entregue diretamente na secretaria de saúde do município em que a lactante reside, solicitando que seja entregue ao HRO. 

A Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) reconhece e valoriza a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê. Por isso, pede que lactantes de toda a região tenham esse ato de empatia, para que cada vez mais recém-nascidos hospitalizados tenham a oportunidade de se desenvolver de forma saudável. 

Quem pode doar?

Toda mulher em fase de lactação, que esteja amamentando o seu bebê e que observe que tenha uma produção excedente, seja saudável e não faça uso de medicamentos/álcool e ou/drogas e que o bebê tenha até 2 anos, pode ser uma colaboradora do Banco de Leite.

Para fazer parte dessa rede de solidariedade e ajudar a salvar vidas, entre em contato com Banco de Leite pelo telefone e WhatsApp (49) 3321-6576.

Comunicação HRO

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp