sexta-feira, janeiro 23, 2026
InícioPublieditoriaisApós vencer um dos prêmios mais concorridos da arquitetura mundial, Famex amplia...

Após vencer um dos prêmios mais concorridos da arquitetura mundial, Famex amplia foco em Chapecó

Reconhecimento internacional com o Vitta 27, no Vivapark Porto Belo, reforça a solidez da incorporadora, que prevê VGV de R$ 2,5 bilhões no mercado chapecoense até 2030


Santa Catarina, 23 de janeiro de 2026 – Após conquistar um dos prêmios mais concorridos da arquitetura mundial, a Famex Empreendimentos anuncia o fortalecimento de sua atuação em Chapecó como eixo estratégico de expansão em Santa Catarina.

A incorporadora venceu o OPAL Award, premiação internacional sediada em Londres, com o Vitta 27, segundo projeto desenvolvido para o Vivapark Porto Belo, no litoral Norte do estado. No mercado chapecoense, a empresa já atua com quatro empreendimentos, que somam cerca de 118 mil m² de área construída, e prevê, ainda em 2026, o lançamento de mais dois projetos, além da abertura de uma nova sede própria de 1.500 m² com central de decorados. A expectativa é que esse conjunto de iniciativas resulte em um VGV de R$ 2,5 bilhões até 2030, considerando apenas a atuação da incorporadora na cidade.

O OPAL Award foi concedido ao Vitta 27 na categoria Mixed Use (Uso Misto). A premiação posiciona a Famex entre um grupo restrito de empresas brasileiras com reconhecimento internacional em arquitetura, refletindo a consistência técnica, conceitual e executiva que orienta sua atuação em diferentes mercados.  É com esse lastro que a incorporadora amplia sua presença no Oeste catarinense e assume um compromisso de longo prazo com Chapecó.

“Ter um projeto reconhecido em uma premiação tão disputada como o OPAL Awards confirma a consistência da nossa forma de pensar e desenvolver projetos que dialogam com a cidade de forma positiva. Chapecó tem dinâmica própria, base econômica sólida e potencial de crescimento estruturado. É uma praça estratégica dentro da nossa expansão em Santa Catarina, afirma Eduardo Dagios Neto, CEO da Famex Empreendimentos.

Enquanto o litoral Norte catarinense se consolida como o mercado imobiliário mais valorizado do País, cidades do interior como Chapecó ganham protagonismo ao combinar crescimento econômico, demanda qualificada e espaço para novos ciclos de desenvolvimento urbano. Nesse contexto, a Famex aposta na diversificação geográfica de sua atuação, levando ao interior de Santa Catarina o mesmo padrão de arquitetura, planejamento e execução aplicado em projetos desenvolvidos em ambientes altamente competitivos.

Com sede no Paraná, a incorporadora integra um dos maiores grupos industriais do estado e acumula mais de 3 milhões de metros quadrados desenvolvidos entre projetos urbanísticos e edificações. Em 2025, a empresa superou a marca de 160 mil m² de obras em execução simultânea, consolidando-se como uma incorporadora de grande porte, com estrutura financeira e capacidade operacional para projetos de escala.

Com o reconhecimento internacional e uma operação em expansão no Oeste catarinense, a Famex consolida sua estratégia de crescimento e contribui para posicionar Chapecó como um dos novos vetores de desenvolvimento do mercado imobiliário de Santa Catarina, em diálogo com o que acontece no litoral Norte do Estado.

Vitta 27, um novo ícone do Vivapark Porto Belo

Assinado pelos escritórios FGMF, de São Paulo e VOO Arquitetura, de Santa Catarina, o Vitta 27 está localizado na área de centralidade do Vivapark Porto Belo – o primeiro bairro parque do Brasil – e articula diferentes usos em um único conjunto urbano. A fachada de forte identidade é marcada por lajes em balanço, brises deslizantes e vegetação integrada, compondo volumes que sugerem movimento, leveza e profundidade. O empreendimento reúne apartamentos de 1, 2 ou 3 suítes, estúdios e unidades com sacadas ou amplos terraços, com ou sem piscina, além de área de lazer completa, escritórios e lojas.

O resultado é um edifício que sintetiza densidade qualificada, arquitetura sofisticada e integração urbana, atributos que fundamentaram o reconhecimento do Vitta 27 no OPAL Award. A premiação evidencia também a vocação do Vivapark Porto Belo como plataforma de experimentação arquitetônica, reunindo grandes escritórios e incorporadoras com lastro técnico.

“Prêmios importantes como o OPAL reafirmam o papel de inovação urbana do Vivapark Porto Belo e são resultado direto de um criterioso trabalho de curadoria de parceiros e talentos em torno dos projetos do bairro. A premiação do Vitta 27 reforça essa construção coletiva. Parabéns à Famex Empreendimentos e aos escritórios FGMF e VOO Arquitetura pela criatividade, visão e competência”, declara Monica Volaco, sócia e vice-presidente da Vokkan.

O Vitta 27 conta com maquete automatizada e um apartamento decorado abertos para visitação na nova Central de Vendas do Vivapark Porto Belo, complexo recém-inaugurado e com funcionamento diário, das 8h às 20h, na Avenida Governador Celso Ramos, em Porto Belo (SC).

Para mais informações sobre a Famex Empreendimentos e seus projetos acompanhe o @famexempreendiemntos no Instagram ou acesse www.famexempreendimentos.com.br .

Colunas