
Chapecoense e Avaí entram em campo nesta quarta-feira (21), às 21h30, em um confronto direto que pode definir os rumos das duas equipes no Campeonato Catarinense. Na Ressacada, em Florianópolis, Leão da Ilha e Verdão do Oeste duelam pela quinta rodada do Estadual sabendo que a vitória significa a classificação garantida para as quartas de final. O Avaí chega ao duelo na segunda colocação do Grupo A, enquanto a Chapecoense ocupa a terceira posição do Grupo B. A partida terá a transmissão das rádios do Grupo Condá de Comunicação.
Campeonato Catarinense terá rodada decisiva neste meio de semana
Avaí e Chapecoense já se enfrentaram 174 vezes ao longo da história, em um dos duelos mais tradicionais do futebol catarinense. O retrospecto mostra equilíbrio, mas com vantagem da Chapecoense, que soma 63 vitórias, contra 59 do Avaí, além de 52 empates. O Avaí marcou 204 gols no confronto, enquanto a Chape balançou as redes 194 vezes.
O primeiro jogo entre as equipes aconteceu no dia 27 de novembro de 1974, pelo Campeonato Catarinense, no saudoso Estádio Adolfo Konder. Na ocasião, empate em 1 a 1, com Toninho marcando para o Avaí e Xaxim para a Chapecoense. A arbitragem foi de Pedro Zimmer, de Santa Catarina.
Já o último confronto ocorreu em 25 de setembro de 2025, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, na Arena Condá, em Chapecó, a Chapecoense acabou sendo superada pelo Avaí por 1 a 0, com gol de Cléber, aos 35 minutos do segundo tempo, em partida iniciada às 21h35.
Avaí
O Avaí precisa de apenas um ponto para garantir matematicamente a classificação às quartas de final do Campeonato Catarinense. Na última rodada, o Leão da Ilha mostrou força ao vencer o Figueirense por 2 a 0, fora de casa, no Orlando Scarpelli, mesmo atuando com um jogador a menos. Atualmente, o Avaí ocupa a segunda colocação do Grupo A, com nove pontos, apenas um a menos que o líder Brusque, que já está classificado às quartas de final.
Para o próximo compromisso, o técnico Cauan de Almeida volta a comandar a equipe após cumprir suspensão no clássico. Em contrapartida, o treinador terá um desfalque importante: o zagueiro Allyson, expulso de forma polêmica contra o Figueirense, cumpre suspensão e ficará fora pela primeira vez na temporada. A tendência é que Bruno Baldini forme a dupla de zaga com Gabriel Simples.
Provável time: Otávio; Walisson, Gabriel Simples e Baldini e DG; Zé Ricardo, Pedro Cuiabá, Daniel Penha e Jean Lucas; Garcez e Tallison. Técnico: Cauan de Almeida.

Chapecoense
A Chapecoense vem de vitória sobre o Marcílio Dias na rodada anterior, jogando na Arena Condá, e, caso vença nesta quarta-feira, encaminha a classificação para a próxima fase do Campeonato Catarinense. Com o resultado positivo do Criciúma na última segunda-feira contra o Concórdia, o Verdão do Oeste caiu para a terceira colocação, com sete pontos, mesma pontuação do vice-líder Tigre e um ponto a menos que o líder Santa Catarina. Para garantir a classificação às quartas de final, a Chape precisa vencer o Avaí. Em caso de derrota, o Verdão ainda pode avançar, desde que Barra, quinto colocado com três pontos, e Carlos Renaux, lanterna do grupo com um ponto, não vençam seus seis jogos.
A preparação para o confronto contra o Avaí foi curta. O elenco realizou apenas dois treinos após o jogo de domingo. Na segunda-feira, os atletas se reapresentaram, com os titulares fazendo trabalho regenerativo e os suplentes participando de atividade tática. A tendência é que o técnico Gilmar Dal Pozzo promova apenas uma mudança na equipe devido ao pouco tempo de preparação. O meia Giovanni Augusto deve ser preservado por desgaste físico, e Jean Carlos aparece como o provável substituto.
Provável time: Rafael Santos; Marcos Vinícius, Victor Caetano, Eduardo Doma, João Paulo e Walter Clar; Camilo, Rafael Carvalheira e Jean Carlos; Marcinho e Italo. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.








