quinta-feira, janeiro 15, 2026
InícioSEGURANÇA PÚBLICAPolícia Militar Ambiental descarta poluição após registro de peixes mortos em rio...

Polícia Militar Ambiental descarta poluição após registro de peixes mortos em rio de Chapecó

Fiscalização no local não encontrou indícios de contaminação hídrica; hipótese preliminar é descarte irregular de peixes mortos

ClicRDC

A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina informou que não foram constatados indícios de poluição hídrica no rio onde foram encontrados peixes mortos em Chapecó. A ocorrência foi registrada na tarde de quarta-feira (14), em um curso d’água que passa pela região da rua General Osório, esquina com a rua São Pedro, nas proximidades da Almeida Veículos 2, e gerou preocupação entre moradores.

Após a divulgação de imagens que mostravam diversos peixes mortos boiando no rio, o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Chapecó deslocou uma guarnição até o local para averiguar a situação. Durante a fiscalização, segundo a corporação, não foram identificados lançamentos de resíduos ou qualquer sinal que caracterizasse crime ambiental ou dano ao curso d’água.

No local, os policiais constataram a presença de alguns exemplares de peixes mortos, porém as espécies não são características daquele rio. Conforme a PMA, trata-se de peixes exóticos ao ambiente, o que levanta como hipótese preliminar a possibilidade de descarte irregular de peixes já mortos no local.

- Continua após o anúncio -

A Polícia Militar Ambiental também destacou que há grande quantidade de peixes vivos nos rios e riachos que cortam a cidade de Chapecó, fator que reforça, até o momento, a inexistência de contaminação generalizada ou de impacto ambiental significativo no ecossistema aquático.

A corporação informou ainda que segue à disposição da comunidade para o recebimento de denúncias e novos esclarecimentos, mantendo o trabalho de fiscalização, prevenção e proteção do meio ambiente no município.

Nota oficial na íntegra

NOTA À IMPRENSA

O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Chapecó esclarece que, diante de informações divulgadas na data de ontem sobre uma possível poluição em um rio que corta o município, com registro de peixes mortos, uma guarnição da PMA deslocou-se imediatamente até o local para averiguar a situação.

Durante a fiscalização, não foram encontrados indícios de poluição hídrica ou de lançamento de resíduos que pudessem caracterizar crime ou dano ambiental no referido curso d’água.

No local, foram identificados alguns exemplares de peixes mortos, os quais não são característicos daquele rio, tratando-se de espécies exóticas àquele ambiente, o que levanta, como hipótese preliminar, a possibilidade de descarte de peixes mortos no local.

Ressalta-se que há presença de farta quantidade de peixes vivos nos rios e riachos que cortam a cidade de Chapecó, o que reforça a inexistência, até o momento, de sinais de contaminação generalizada ou impacto ambiental significativo.

O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental reforça que atuou de forma imediata assim que tomou conhecimento da situação, cumprindo seu papel de fiscalização, prevenção e proteção do meio ambiente, permanecendo à disposição da comunidade para o recebimento de denúncias e novos esclarecimentos.

Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina
2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Chapecó
Chapecó, 15 de janeiro de 2026

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se