
A Chapecoense conquistou a primeira vitória no Campeonato Catarinense 2026 na noite desta quarta-feira (14). No Clássico do Oeste, o Verdão venceu o Concórdia por 2 a 1, no estádio Domingos Machado de Lima. Ítalo e Rafael Carvalheira marcaram os gols da Chape, enquanto Thiago Freitas descontou para o Galo do Oeste. O próximo compromisso da Chapecoense será no domingo (18), às 19h30, na Arena Condá, contra o Marcílio Dias.
Ainda sem vencer na competição, a Chape foi ao ataque e logo no primeiro minuto, abriu o placar. O lateral Walter Clar avançou pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para a área. Italo dominou dentro da área, girou e chutou no canto do goleiro Gregory. A resposta do Concórdia aconteceu aos 5′. O lateral Streit cruzou na área da Chape e Eric cabeceou, mas o goleiro Rafael Santos defendeu. Aos 7′, Denner foi lançado dentro da área do Verdão, dominou e finalizou para o gol, mas a bola foi para fora.
A segunda chance da Chape no jogo aconteceu aos 12′, novamente com o atacante Italo. Giovanni Augusto enfiou a bola para o jovem atleta do Verdão, que invadiu a área e finalizou, mas o goleiro Gregory salvou o Galo do Oeste. Aos 23’, o Concórdia quase empatou a partida. O atacante Pet avançou com a bola e finalizou. O goleiro Rafael Santos quase falhou, mas conseguiu espalmar para o escanteio.
Aos 32′, após a defesa da Chape afastar a bola na área, o lateral direito do Concórdia Viçoza finalizou de primeira para o gol, mas a finalização foi por cima da meta de Rafael Santos. Mesmo com mais posse de bola, o Galo do Oeste não conseguiu chegar ao gol da Chape. Fim de primeiro tempo no estádio Domingos Machado de Lima, Concórdia 0, Chapecoense 1.
Assim como no primeiro tempo, o gol saiu logo no início da etapa, dessa vez, para o Galo do Oeste. Aos 2′, Denner cobrou uma falta no lado esquerdo de ataque, Thiago Freitas subiu entre os zagueiros e empatou a partida para o Concórdia. Aos 7′, Italo foi lançando no campo de ataque e quando ia invadir a área do Concórdia, foi derrubado pelo zagueiro Thiago Freitas, que foi expulso. Jean Carlos foi para cobrança, mas acertou a barreira.
Mesmo com um jogador a mais e com a posse da bola, a Chapecoense não conseguiu assustar a defesa do Concórdia até a metade da segunda etapa. Isso mudou aos 25’. Walter Clar foi lançado dentro da área no lado esquerdo do ataque. O lateral paraguaio cruzou forte rasteiro e o volante Rafael Carvalheira, de letra, colocou o Verdão a frente do placar.
Com um jogador a mais, a Chape conseguiu ocupar mais o campo ofensivo e aos 35’, quase marcou o terceiro gol. Em uma bela triangulação entre Rafael Carvalheira, Marcinho e Walter Clar, o camisa ‘7’ do Verdão deixou o lateral paraguaio cara a cara com Gregory, mas o goleiro do Concórdia salvou o time. No fim do jogo, aos 44’, Jean Carlos lançou Ênio no lado direito do ataque da Chape e finalizou, mas a bola foi por cima da meta do Galo do Oeste.
Fim de jogo no estádio Domingos Machado de Lima, Concórdia 1, Chapecoense 2. Com a vitória, a Chape subiu para a segunda colocação do Grupo B, com quatro pontos, dois a menos que o líder Figueirense. Figueira, Criciúma (terceiro colocado), Santa Catarina (quinto colocado) e Carlos Renaux (sexto colocado) ainda jogam pelo Grupo B. Mais cedo, o Barra (quarto colocado) perdeu para o Camboriú. A Chapecoense volta a campo no próximo domingo (18), às 19h30, na Arena Condá, em Chapecó (SC), contra o Marcílio Dias.






