sábado, janeiro 10, 2026
InícioChapecóPrefeitura alerta para nova exigência na emissão de notas da construção civil...

Prefeitura alerta para nova exigência na emissão de notas da construção civil em Chapecó

Exigência faz parte do layout nacional da NFS-e e já impacta contribuintes da construção civil


A Prefeitura orienta contribuintes da construção civil sobre a obrigatoriedade do Cadastro Prévio de Obras para a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), exigência que passa a valer com as mudanças da Reforma Tributária a partir de 2026. A medida está relacionada à padronização do modelo nacional da nota fiscal e é indispensável para evitar falhas ou rejeições na emissão do documento.

De acordo com a Administração Municipal, o identificador da obra passou a integrar um campo obrigatório do layout nacional da NFS-e. Sem o cadastro prévio, o sistema não consegue validar corretamente as informações exigidas, impossibilitando a emissão regular da nota fiscal para serviços de construção civil.

Atualmente, a equipe técnica do município avalia alternativas para tornar o processo mais simples e menos burocrático, incluindo a possibilidade de permitir o cadastro da obra diretamente no momento da emissão da nota, quando aplicável. No entanto, enquanto essa funcionalidade não estiver disponível no sistema SIGISS, o cadastro antecipado da obra segue sendo obrigatório.

- Continua após o anúncio -

A exigência é ainda mais relevante para contribuintes que utilizam webservice na emissão das notas fiscais. Nesse modelo, não existe uma interface interativa que permita cadastrar a obra no momento da emissão, tornando indispensável que o registro já esteja previamente inserido no sistema.

Segundo a Prefeitura, no cenário atual, o cadastro prévio da obra é a única forma de garantir a conformidade com o layout nacional da NFS-e, a validação correta dos campos obrigatórios e a emissão regular da nota fiscal de serviços da construção civil.

Para realizar o cadastro, o contribuinte deve acessar o site https://chapeco.meumunicipio.online/ISS/index.php, fazer login no cadastro do prestador e seguir o caminho Administração > Cadastro de Obras, preencher os campos solicitados e clicar em Aceitar.

A orientação antecipada busca evitar transtornos aos contribuintes e assegurar que todos estejam adequados às novas regras nacionais de emissão de notas fiscais.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp