
Os pacientes do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), em Joinville, recebem duas vezes por mês uma visita especial. A unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) conta com o serviço de cinoterapia realizado pelo Polenta, um Golden Retriever de quatro anos.
Apelidado carinhosamente de Popô, o cão tem temperamento dócil, afetuoso e sociável, características essenciais para atuar na Terapia Assistida por Animais (TAA). A presença do animal contribui para amenizar desafios emocionais enfrentados por pacientes internados, como estresse, ansiedade e sintomas depressivos, oferecendo conforto e promovendo sensação de bem-estar.
Coordenada pela gerente de Enfermagem, Fabiane Guizoni, a iniciativa está em funcionamento desde agosto do ano passado e já rendeu até um crachá de colaborador ao Polenta. As visitas ocorrem quinzenalmente, sempre às terças-feiras pela manhã, com acompanhamento da tutora Lucimar Leoni. O cão percorre os setores de internação, nos quartos, proporcionando momentos de leveza e acolhimento a pacientes, acompanhantes e profissionais.
“Observamos que muitos pacientes relatavam a falta de seus animais de estimação. Conversamos com a Direção e a ação foi prontamente aprovada. Cada vez que passamos com o Polenta, vemos a alegria na interação. Por ser um cachorro muito dócil, ele chega muito próximo dos pacientes, é uma emoção. Esse benefício que ele traz para dentro do hospital se estende tanto aos pacientes quanto aos funcionários, contribuindo para o tratamento e para a evolução do paciente, que passa a se sentir cada vez mais feliz. A melhora é visível. Só quem vive, quem passa e quem vê percebe o quanto tudo fica diferente após a visita dele”, destacou Fabiane.
Além dos encontros regulares, o Polenta ainda participa de ações alusivas a datas temáticas. A equipe costuma integrar o cão às campanhas sazonais, como Natal, Semana da Enfermagem, Outubro Rosa e Novembro Azul.
Secom SC





