sexta-feira, dezembro 26, 2025
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Abastecimento de água em Chapecó entra em fase final de recuperação, informa CASAN

Captação no Lajeado São José foi retomada parcialmente após testes de qualidade; rodízio foi encerrado nesta sexta-feira

Foto: Divulgação | CASAN

O sistema de abastecimento de água de Chapecó segue em recuperação nesta sexta-feira (26), após a retomada parcial da captação no Lajeado São José na tarde de quinta-feira (25). Segundo a CASAN, com a manutenção da captação alternativa no Rio Tigre, em Guatambu, a vazão disponibilizada ao sistema já atende 100% da necessidade do município.

Com a melhora no cenário, o sistema de rodízio foi encerrado na manhã desta sexta-feira. Apesar disso, a Companhia reforça a importância do uso consciente e econômico da água até que o abastecimento esteja totalmente normalizado em todos os bairros.

A CASAN informou que a operação no Lajeado São José só foi iniciada após a confirmação, por meio de análises e testes operacionais, de que a qualidade da água era segura para tratamento. A captação ocorre por meio de uma bomba submersível posicionada a 3,5 metros do espelho d’água, abaixo da camada onde havia óleo sobrenadante.

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Os trabalhos seguem ao longo do dia, tanto na remoção de eventuais resíduos remanescentes quanto no monitoramento contínuo da qualidade da água e no restabelecimento completo do sistema. A previsão da Companhia é de normalização total do abastecimento nas próximas 24 horas.

Durante os dois dias de operação, foram removidos aproximadamente 100 metros cúbicos de material contaminado e cerca de 30 mil litros de mistura de óleo e água, com o uso de caminhões hidrovácuo. As ações foram coordenadas por técnicos da CASAN e envolveram diretamente 25 colaboradores da Companhia e 15 profissionais da empresa terceirizada CETRIC.

Para a execução dos trabalhos, foram utilizados caminhões vácuo, escavadeira hidráulica, embarcação, jet-ski, caminhão poliguindaste e caminhão roll-on. A operação contou ainda com o apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil e Prefeitura de Chapecó.

A CASAN agradeceu a compreensão da população durante o período de restrições e orienta que, para informações ou solicitação de serviços, os usuários entrem em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 0800-048-0115 ou 0800-643-0195, além do aplicativo oficial da Companhia.

Nota da CASAN na íntegra:

“A CASAN informa que, o Sistema de Abastecimento de Chapecó segue em recuperação nesta sexta-feira (26), após a retomada parcial da captação de água no Lajeado São José na tarde de ontem. Também está mantida a captação alternativa no Rio Tigre, em Guatambu, e, com isso, a vazão disponibilizada ao sistema passou para 100% da necessidade do município. O sistema de rodízio foi encerrado nesta manhã, mas ainda é importante o uso consciente e econômico da água.

A CASAN ressalta que só iniciou a operação do Lajeado São José após garantir com as análises e os testes operacionais, que estava positiva a qualidade da água e segura para o tratamento. A operação ocorre com uma bomba submersível que fica a 3,5 metros do espelho d’água, onde estava o óleo sobrenadante.

Os trabalhos continuam durante todo o dia, tanto na remoção de algum material ainda existente, como no acompanhamento de testes necessários e no restabelecimento total do abastecimento. A previsão é normalizar nas próximas 24 horas.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Durante os dois dias de trabalhos, foram removidos aproximadamente 100 m³ de material contaminado e 30 mil litros de óleo/água, por meio de caminhões hidrovácuo. As ações foram gerenciadas pelos técnicos da CASAN, envolvendo diretamente 25 colaboradores da Companhia e 15 profissionais da CETRIC (empresa terceirizada), além do uso de caminhões vácuo, escavadeira hidráulica, embarcação, jet-ski, caminhão poliguindaste e caminhão roll-on.

A operação contou ainda com o apoio de diferentes órgãos do poder público, entre eles o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Polícia Militar Ambiental, a Defesa Civil e a Prefeitura de Chapecó.

A Companhia agradece a compreensão de todos nesse período. Para outras orientações e solicitação de serviços entre em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 0800-048-0115 ou 0800-643-0195, além do Aplicativo CASAN.”

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