
Uma mulher de 45 anos foi salva após sofrer uma parada cardiorrespiratória na noite deste sábado (20), na Rua Israel, no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A ocorrência foi atendida por volta das 22h07 pela guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por meio da viatura ASU-583.
Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a vítima estava sem sinais vitais e apresentava cianose. Familiares já realizavam manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) até a chegada do socorro.
Após a avaliação, a equipe iniciou imediatamente os procedimentos avançados de RCP e fez uso do desfibrilador externo automático (DEA). Durante o atendimento, foram realizados três ciclos de ressuscitação e aplicados três choques elétricos, resultando no retorno do pulso e da circulação espontânea da paciente.
Após a estabilização, a mulher foi encaminhada ao Hospital Regional do Oeste (HRO) para atendimento médico especializado. Uma unidade básica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também prestou apoio na ocorrência.
O rápido acionamento dos serviços de emergência e a ação integrada entre familiares, bombeiros e SAMU foram fundamentais para o desfecho positivo do atendimento.












