
Entre os dias 31 de março e 05 de abril de 2026, 42 pessoas de Chapecó embarcarão para viver o futebol na Espanha. O Centro de Formação de Atletas, de Chapecó, está em campanha para arrecadar recursos e levar seus atletas das categorias de base à Copa MIC, uma das competições internacionais mais tradicionais do futebol juvenil, realizada fora do país.
No perfil do Instagram, está descrito: “Projeto grande, ambicioso, sim isso é o Futibase”. Anderson Alberti, treinador e gestor atual do projeto, é ex-jogador. No ano de 2019, juntamente com Gelson Campos, abriram as portas do centro que atende hoje cerca de 130 atletas, desde o sub-7 até o sub-17, divididos em várias categorias. Em agosto deste ano, o vice-campeonato da Gol Cup 2025, realizada em Xanxerê, proporcionou a oportunidade de viver algo muito maior.
A desistência da equipe campeã pela vaga para disputar a Copa MIC 2026, deu espaço para que a equipe Chapecoense pudesse decidir. Anderson, em conversa com as famílias, esclareceu que a oportunidade não é só de jogar em outro país, mas viver coisas que só o futebol pode proporcionar. Com o apoio dos pais, no final de março de 2026, 22 atletas e 20 responsáveis embarcam para a Espanha. Por ser um grande investimento, a Futibase conta com o apoio da comunidade para realizar o sonho dos meninos. Neste momento, está sendo feita uma rifa, além de ações mensais como refeições, com o objetivo de arrecadar recursos.




