sábado, janeiro 17, 2026
InícioSEGURANÇA PÚBLICASecretário de segurança pública de Chapecó opina sobre fim da obrigatoriedade das...

Secretário de segurança pública de Chapecó opina sobre fim da obrigatoriedade das autoescolas

Ele defende que aulas teóricas e práticas devem ser mantidas como regra obrigatória

Pixabay

O Secretário de Segurança Pública de Chapecó, Clóvis Ari Leuze, que acumula a função de autoridade municipal de trânsito, manifestou preocupação com a proposta de flexibilização da obrigatoriedade das aulas práticas em autoescolas, indicando que isso pode resultar em condutores menos preparados para os desafios do trânsito urbano da cidade.

Pontos Centrais:

  • Preparação: Leuze ressalta que o curso teórico é vital para o conhecimento do CTB e sinalização. Ele defende que aulas teóricas e práticas devem ser mantidas como regra obrigatória, embora com ajustes à realidade brasileira.
  • Custo e Habilitação: Sobre o alto custo, o secretário reconhece que os 20 milhões de brasileiros sem CNH refletem dificuldades financeiras e sugere que o governo busque alternativas de custeio.
  • Fiscalização: A fiscalização da formação se tornaria mais complexa, exigindo a regulamentação da profissão de “Instrutor Autônomo” pelos Detrans.
  • Formação Ideal: O indispensável para um motorista responsável é a consolidação de três pilares: Conhecimento Legal e Comportamental, Domínio Técnico/Prático e Responsabilidade Cidadã.

A Prefeitura de Chapecó se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário, mas a formação de condutores é responsabilidade dos órgãos de trânsito estaduais.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se