
Na tarde desta segunda-feira (1º), o 11º Batalhão de Bombeiros Militar realizou a captura de uma serpente da espécie Bothrops jararaca em uma via pública próxima ao Centro de Eventos, no balneário de Piratuba, no Oeste de Santa Catarina. O atendimento foi registrado às 17h49 e contou com a guarnição da viatura ABTR-51.
Segundo os bombeiros, o animal, com cerca de 110 cm, foi capturado com o auxílio de pinção e caixa de contenção, sem risco para a população. Após a contenção, a serpente foi solta em um local seguro, longe de áreas urbanas.
Com a chegada das estações mais quentes, casos envolvendo serpentes em áreas de interface urbana – onde há encontro entre construções e áreas naturais – tendem a se tornar mais frequentes. As jararacas estão presentes em quase todo o território nacional, possuem veneno potente e são responsáveis por grande parte dos acidentes ofídicos. O manejo deve ser realizado com cuidado, e a preservação do animal é garantida por lei, já que desempenha papel importante no controle de roedores e possui veneno utilizado em pesquisas farmacêuticas.











