
Santa Catarina deve voltar a enfrentar instabilidades entre este domingo (30) e segunda-feira (1º), com condições para temporais acompanhados por raios, rajadas de vento, chuva intensa em pontos isolados e eventual queda de granizo. A Defesa Civil classifica o risco como moderado para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores, danos à rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
Conforme os meteorologistas Eduardo Cho-Luck e Pedro Souza, o aquecimento em superfície aliado ao avanço de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera favorece a formação de temporais isolados em todas as regiões catarinenses entre a tarde e a noite deste domingo.
Na segunda-feira (1º), a formação de uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, intensifica a instabilidade no Estado. As primeiras tempestades devem atingir o Extremo Oeste e áreas próximas à divisa com o RS, avançando para as demais regiões ao longo do dia.
A Defesa Civil orienta que a população busque abrigo durante os temporais, mantenha distância de janelas e evite permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes. Em casos de alagamentos, a recomendação é não atravessar ruas inundadas, pontes ou pontilhões submersos.








