



Policiais Rodoviários Federais realizaram, entre os dias 24 e 28 de novembro, uma operação focada no combate ao excesso de peso em caminhões e carretas nas BR-282 e BR-480, nas regiões Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. A fiscalização ocorreu nos municípios de Chapecó, Xanxerê, Maravilha e Campos Novos.
Durante os cinco dias de operação, 29 veículos foram flagrados transportando 184 mil quilos acima do limite permitido. Todos os motoristas só puderam seguir viagem após realizar o transbordo da carga excedente para outros caminhões ou carretas.
Além do excesso de peso, a operação identificou sete embarcadores ou transportadores sem qualquer tipo de nota fiscal, configurando crime de sonegação fiscal. Um dos motoristas também foi encontrado com mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia.
Segundo a PRF, o excesso de peso compromete o pavimento asfáltico, causando buracos, rachaduras e desníveis, além de sobrecarregar freios e suspensão dos veículos, aumentando o risco de acidentes e colocando a segurança dos motoristas e de terceiros em perigo.












