
Renault Boreal é o Carro do Ano 2026. O SUV médio superou GAC GS4, Honda WR-V, Nissan Kicks e Volkswagen Tera na principal categoria da mais tradicional premiação automotiva do país. Esta é a segunda conquista consecutiva da Renault, que venceu em 2025 com o Kardian. A 59ª edição do prêmio teve um recorde de 49 modelos elegíveis, com 27 carros e 15 conjuntos motrizes finalistas, indicados diretamente por 26 jurados especialistas.

Com produção em São José dos Pinhais (PR), o Boreal utiliza a plataforma RGMP e é vendido em três versões, todas com motor 1.3 TCe turbo flex de 163 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem EDC. Para a Renault, o reconhecimento simboliza o reposicionamento da marca no país. “É um prazer imenso receber um prêmio tão prestigiado. É motivo de muita celebração para a Renault”, afirmou Aldo Costa, diretor de marketing.
Na categoria Premium, o Audi A5 levou o troféu ao superar BMW Série 2 Gran Coupé, GWM Tank 300, Mitsubishi Outlander PHEV e Zeekr X. Equipado com motor 2.0 turbo FSI de 272 cv, o modelo representa a nova fase da marca alemã no Brasil. Já entre os Superpremium, o BMW X3 venceu com a sua versão renovada, após também conquistar o prêmio de Motor do Ano Combustão.


O Audi A6 e-tron foi escolhido o Carro do Ano Luxo, destacando-se pela plataforma elétrica PPE e pelas novidades tecnológicas. No segmento esportivo, o Porsche 911 GTS levou o troféu ao superar Audi RS 3 e Mercedes-AMG GT 63 S. Entre as picapes, a Ford Maverick Tremor foi a vencedora, somando robustez e desempenho com motor 2.0 Ecoboost de 253 cv e tração integral.



Nos motores, a BMW conquistou o prêmio de Combustão com o seis-cilindros turbo do X3. O Porsche 911 GTS venceu como Motor Híbrido com o conjunto que entrega até 541 cv, enquanto o Zeekr 001 foi eleito Motor Elétrico do Ano graças aos seus 544 cv combinados.



A Hyundai venceu a categoria Publicidade do Ano com a campanha de lançamento do Kona Hybrid. Já nos serviços, a Nissan foi a marca premiada no Pós-Venda, enquanto a Honda levou o troféu de Atendimento do Ano, destacando-se em critérios como test-drive, negociação e entrega do veículo.
O Hall da Fama homenageou Henry Joseph Jr., um dos responsáveis pela criação do motor a álcool no Brasil e figura central na Anfavea. O título de Executivo do Ano ficou com Emanuelle Cappellano, que comandou a Stellantis na América do Sul até outubro e agora assume a liderança da empresa na Europa.
Fonte: AutoEsporte





