



Na tarde desta 2ª feira, os alunos do 1° ao 9° ano (6 a 14 anos) do Colégio Logosófico sentiram o gostinho e os desafios de empreender, ao participarem da 3ª Feira do Novo Empreendedor, um evento no qual os alunos são convidados a participar produzindo e comercializando produtos.
Antes do evento, várias turmas tiveram oficinas sobre planejamento financeiro, planilha de custos/lucro; como fazer etiquetas criativas/lettering; como fazer seu produto se destacar diante dos demais; comunicação, trabalho em equipe, entre outros. Neste ano o estímulo foi para os alunos participarem em duplas ou trios, o que exige um esforço ainda maior, em termos de conciliação de ideias.
Para a coordenadora do evento, Jaqueline Miotto Zolet, a feira propicia que os estudantes vivam todo o processo, desde o pensar sobre o produto, criar diferenciais, respeitar as normas do evento, organizar custo/lucro; o que fazer com o valor que receber… São trabalhados conceitos como iniciativa, responsabilidade, criatividade, trabalho e vontade de realizar.
“Eles têm que identificar e vencer vários pensamentos, como o medo de não vender seu produto e pensar em como não desistir diante dos obstáculos”, relata Jaqueline.
A aluna Martina Lawwal Machado, que participou pela 3ª vez, registrou que neste ano se sentiu mais preparada e, diante da dúvida se venderia ou não os produtos, fortaleceu a confiança e não desanimou (o colega do lado estava vendendo bastante, e ela e a sua dupla tinham pouco movimento). Ao final da feira, comemorou a venda de todos os doces produzidos junto com a colega Isabely J. Grigolo. As duas têm 12 anos.
A feira é realizada anualmente e a cada ano aumenta a participação: na 1ª edição, em 2023, foram 60 inscritos, em 2024 foram 103 inscrições e neste ano participaram 112 equipes.






