
A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou, na manhã deste domingo (16), o alerta para a formação de temporais entre o fim da tarde de hoje e a manhã de segunda-feira (17). A atuação de uma frente fria cria condições para chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
Antes mesmo da chegada do sistema frontal, temporais isolados podem ocorrer no início da tarde devido ao calor e à umidade. No entanto, a chuva deve ganhar organização e força entre meados da tarde e noite, principalmente no Oeste e Sul catarinense, próximos à divisa com o Rio Grande do Sul. Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda, a instabilidade se espalha para todas as regiões do estado.

Ao longo da segunda-feira, a tendência é de redução na intensidade dos temporais, embora ainda haja risco de chuva forte em momentos isolados, sobretudo no Norte do estado.
O sistema está associado a um ciclone localizado sobre o oceano Atlântico, entre o Uruguai e o centro da Argentina, diferentemente do evento severo registrado na última sexta-feira (07), quando o ciclone se formou sobre o Sul do Brasil.
A Defesa Civil reforça recomendações de segurança, como evitar exposição durante ventos fortes, buscar abrigo durante os temporais e nunca atravessar vias ou pontes alagadas.







